ESCREVER COMO AÇÃO FORMATIVA: REGISTROS DO ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO

Autores

  • Lisiane dos Santos Moreira Universidade Federal do Pampa- UNIPAMPA
  • Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de Moura UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA http://orcid.org/0000-0001-7447-4805

Palavras-chave:

Formação de professores, Análise Textual Qualitativa, Sobek

Resumo

A investigação apresentada nesse artigo discute possibilidades do escrever e do estágio de observação como articulação teórico e prática e como ações formativas da Licenciatura em Educação do Campo. A metodologia de análise combinou a Análise Textual Qualitativa com a mineração de textos - ferramenta Sobek. O metatexto e os grafos produzidos evidenciam as significações das licenciandas acerca das seguintes dimensões da aprendizagem: “aprendizagens da docência” e “aprendizagens vinculadas a formação possibilitada pelo curso de Educação do Campo – Licenciatura”. A análise revela que o estágio e os registros escritos colaboraram com a significação da formação docente.

Biografia do Autor

Lisiane dos Santos Moreira, Universidade Federal do Pampa- UNIPAMPA

Pedagoga (2017) pela Universidade Paulista - UNIP. Acadêmica do curso Educação do Campo- Licenciatura, Universidade Federal do Pampa- UNIPAMPA, Campus Dom Pedrito. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica-PIBIC, CNPq/UNIPAMPA (2016 e 2017). Integrante do Grupo de Pesquisa Coeducar: Aprender em Ação, Metodologias de Ensino e Formação de Professores.

Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de Moura, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA

Professora Adjunta na Universidade Federal do Pampa, Campus Dom Pedrito/RS. Possui Pós-doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2016, bolsista PNPD/CAPES). Possui Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (2015, bolsista da CAPES), mestrado em Educação Ambiental (2004) e graduação em Oceanologia (2000), todos pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Licenciada em Pedagogia (2015) pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR. É líder do Grupo de Pesquisa Coeducar: Aprender em Ação, Metodologias de Ensino e Formação de Professores e integrante do Grupo de Pesquisa: Educação a Distância e Tecnologia - EaD-TEC (FURG).Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, metodologias de ensino, educação ambiental, tecnologias na educação, educação a distância e pesquisa.

Downloads

Publicado

2018-12-27

Como Citar

Moreira, L. dos S., & Moura, A. C. de O. S. de. (2018). ESCREVER COMO AÇÃO FORMATIVA: REGISTROS DO ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO. Revista Educação - UNG-Ser, 13(2), 67–76. Recuperado de https://revistas.ung.br/educacao/article/view/3439

Edição

Seção

Artigos