IDENTIDADES E PRÁTICAS DOCENTES: DESAFIOS EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

  • Maria de Lourdes Ramos da Silva Universidade de São Paulo
  • Eduardo José Neves Santos Universidade de São Paulo
  • Giovanna Avalone Rovai Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.33947/1980-6469-v18n1-4706

Palavras-chave:

Identidade Profissional, Profissionalidade Docente, Práticas docentes, Pandemia

Resumo

O presente artigo pretende estabelecer relações entre as identidades profissionais e práticas docentes durante o período da pandemia, considerando os diversos contextos e desafios que se impuseram à educação e estimando que é por meio de sua identidade profissional que a profissionalização docente pode se assumir com mais propriedade, imputando os riscos inerentes ao seu desenvolvimento profissional e buscando maior competência em sua ação. Tratam-se de temáticas complexas, que levam o professor a tomar consciência de seu papel junto à sociedade, escola e alunos. Os principais teóricos utilizados no artigo são: Hall (2006), Melucci (2004), Ambrosetti e Almeida (2009), Silva (2009), Morgado (2011) e Sacristán (1999). Com o objetivo de verificar quais os desafios do ensino remoto e quais as maiores dificuldades que professores enfrentaram, realizou-se pesquisa qualitativa descritiva com aplicação de questionário com perguntas abertas junto a uma amostra de doze professores de 6º a 9º anos do Ensino Fundamental de uma escola municipal do interior paulista. Os resultados apontaram que as identidades profissionais docentes estão passando por reconfigurações significativas associadas a fatores externos à escola e às adaptações necessárias para a continuidade e efetividade do trabalho em sala de aula.

Biografia do Autor

Maria de Lourdes Ramos da Silva, Universidade de São Paulo

Professora Livre-docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Orientadora de dissertações de mestrado e teses de doutorado e autora de diversos livros e artigos publicados. Especialista junto ao Conselho Estadual de Educação de SP e junto à Comissão de avaliação do MEC. Contato: mlramos@usp.br.

Eduardo José Neves Santos, Universidade de São Paulo

Historiador, graduado em História pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) e mestre em História pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É doutorando em História Social na Universidade de São Paulo (USP).

Giovanna Avalone Rovai, Universidade de São Paulo

Mestranda em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Graduada em Letras (USP) e Pedagogia (UNINOVE). Atualmente, exerce a função de professora de ensino fundamental bilíngue. Contato: giovanna.avalone@usp.br.

Downloads

Publicado

2023-05-28

Edição

Seção

Artigos