A REFORMA DO ENSINO MÉDIO E AS LIÇÕES DA HISTÓRIA DO ENSINO SECUNDÁRIO DOS EUA E ALEMANHA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33947/1980-6469-v18n1-4904

Palabras clave:

Educação. Escola pública. Reforma educacional.

Resumen

A lei n.º 13.415, de 16 de fevereiro de 2017, alterou a legislação educacional vigente em vários aspectos. Fruto da medida provisória n.º 746, de 2016, desconstruiu parte do debate democrático ocorrido em governos anteriores e instaurou um modelo de ensino médio, no mínimo, sem considerar a participação das principais instituições de pesquisa sobre educação do país. Um dos reflexos foi a redução no número de disciplinas acadêmicas obrigatórias sob discurso de construção de um currículo mais flexível e vocacional. Uma flexibilização e direção similar em direção a uma educação mais técnica e profissional pode ser vista na História do ensino médio dos Estados Unidos da América (EUA) e da Alemanha, com resultados diversos. Na Alemanha, esse sistema produziu uma força de trabalho altamente técnica para atender às necessidades de um país em processo de industrialização. Nos EUA, pode-se argumentar que o currículo cada vez mais flexível – justamente com a noção de que nem todos os estudantes teriam as habilidades para chegar à universidade – levou a uma diluição da escola secundária, colocando em risco o esforço educacional geral, evidenciado pelo baixo desempenho dos EUA em edições recentes de testes internacionais padronizados como o PISA.

Biografía del autor/a

Thiago Vasconcellos Modenesi, Universidade Tiradentes - UNIT

Professor de Graduações da Unit, professor titular do Mestrado em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste da UFPE

Publicado

2023-05-28

Número

Sección

Artigos