ASSÉDIO MORAL NAS RELAÇÕES DE TRABALHO

Autores

  • Julyana Moreira Bortholo Universidade Guarulhos
  • Camila Oliveira da Rocha Universidade Guarulhos

Palavras-chave:

Assédio moral, Legislação trabalhista, Departamento de Recursos Humanos.

Resumo

O assédio moral consiste em um ato de exposição de trabalhadores a situações constrangedoras e/ou humilhantes, durante a jornada de trabalho e na execução de suas funções. Tem como principal efeito a desqualificação do profissional, por meio de atos e/ou palavras, desmoralizando e desestabilizando-o, tanto emocional quanto moralmente. Esse tipo de atitude causa ao trabalhador um ambiente de trabalho desfavorável, atrapalhando-o no desempenho de suas funções, tendo possível queda de rendimento e desmotivação profissional, podendo leva-lo a pedir sua demissão. Essa conduta abusiva que caracteriza o assédio moral, geralmente, é repetida sistematicamente, podendo levar a transtornos gravíssimos a quem o sofre, indo contra a sua dignidade e, em alguns casos, sua integridade. Em grande parte dos casos, o assédio moral surge em relações hierárquicas assimétricas, o que inibe, muitas vezes, quem sofre a tomada de uma atitude. Entre as formas de assédio moral, temos o explícito (direto) ou sutil (indireto). Assédio moral trata-se de um assunto complexo, mesmo não sendo algo novo para todos. Apesar disso, nos últimos tempos vem se intensificando as conversas sobre o tema, trazendo à tona a importância da discussão, mostrando pontos falhos na legislação e sugerindo medidas mais eficazes no combate a essa prática abusiva.

Biografia do Autor

Julyana Moreira Bortholo, Universidade Guarulhos

Mestre em Administração pela PUC-SP. Possui graduação em Letras Licenciatura Inglês / Português pela Universidade Paulista (2007). Especialista em Gestão de Pessoas nas Organizações (2009), pela Universidade São Judas Tadeu. E atualmente cursando pós graduação em Design Instrucional (Ead) pela Universidade de Itajubá. Professora da Universidade Guarulhos (UNG).

Camila Oliveira da Rocha, Universidade Guarulhos

Graduada em Pedagogia pela FIG. Programa de Pós-graduação em Gestão de Departamento Pessoal e Legislação Trabalhista. Universidade Guarulhos.

Downloads

Publicado

2016-09-29

Como Citar

Bortholo, J. M., & da Rocha, C. O. (2016). ASSÉDIO MORAL NAS RELAÇÕES DE TRABALHO. Revista Terceiro Setor & Gestão De Anais - UNG-Ser, 9(1), 48–59. Recuperado de https://revistas.ung.br/index.php/3setor/article/view/1685

Edição

Seção

Artigos