TÉCNICAS DE RESTAURO DE DOCUMENTOS NO SUPORTE PAPEL - UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Angela Beltran da Silva Universidade Guarulhos
  • Egydio Colombo Filho Universidade Guarulhos

Resumo

Estudo de caso que trata da análise de restauração do 1° registro documental da elevação de Freguesia à Villa de Nossa Senhora da Conceição dos Guarulhos, que é o 1° Livro de “Actas”, datado de 1881. Aborda os procedimentos técnicos para a preservação, conservação e restauro de documentos de papel no município de Guarulhos. As etapas para conservação e posterior restauro começam pela documentação fotográfica, essencial para o acompanhamento de todos os procedimentos e pelo fichamento, necessário para elaboração da proposta de tratamento, constituída pelas seguintes etapas: numeração das folhas, desmonte, mapeamento, teste químico, limpeza mecânica, reconstituição do suporte, pequenos reparos, enxertos, obturações, aplanamento, montagem e encadernação. Os materiais necessários para a restauração de documentos são pautados na qualidade, removibilidade e neutralidade. Devido à constante pesquisa, manuseio, condições de guarda e acondicionamento inadequados e suas características intrínsecas, o suporte tende a se deteriorar com maior rapidez. Este trabalho visa analisar as técnicas de preservação, conservação e restauro adequadas, para que a vida útil do documento aumente consideravelmente, pois sua função é a estabilização do processo de degradação do suporte. Espera-se discutir o trabalho de restauração que é baseado em conhecimentos e técnicas científicas, visando uma estabilização físico-química a fim de minimizar os danos causados pelo processo de degradação e também divulgar a documentação de valor informativo relevante, visando criar um novo tipo de relacionamento entre o Estado e a comunidade constituindo essa documentação um elo fundamental para o conhecimento da história da cidade e da identidade de um grupo social.

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Como Citar

Silva, A. B. da, & Filho, E. C. (2012). TÉCNICAS DE RESTAURO DE DOCUMENTOS NO SUPORTE PAPEL - UM ESTUDO DE CASO. Revista Educação - UNG-Ser - ISSN 1980-6469, 7(1), 56–67. Recuperado de https://revistas.ung.br/index.php/educacao/article/view/1005

Edição

Seção

Espaço do Aluno