"AVALIAÇÃO DE INTELIGÊNCIA EM CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN A PARTIR DOS DADOS DO WISC III: ESTUDO DE CASO"

Autores

  • Eloísa Vasconcelos Scudeller Universidade Guarulhos
  • Paulo Francisco de Castro Universidade Guarulhos

Palavras-chave:

Avaliação Psicológica. Avaliação de Inteligência. Cognição. Síndrome de Down. WISC-III.

Resumo

O presente texto tem como objetivo avaliar a inteligência e analisar as potencialidades de duas crianças com Síndrome de Down. Há grande controvérsia na definição do conceito de inteligência, tomando-se prioritariamente uma postura de avaliar tal construto, ao invés, necessariamente de defini-lo. A Síndrome de Down é um quadro resultante de uma falha cromossômica que resulta uma série de alterações físicas e psíquicas, além de determinar diferentes graus de dificuldades intelectuais. Trata-se de uma pesquisa de estudo de caso, realizada em uma instituição especializada no atendimento a portadores de Síndrome de Down. Foi aplicado o instrumento de avaliação amplamente conhecido e utilizado tanto em meios escolares como em clínicas, a Escala Wechsler de Inteligência para Crianças – Terceira Edição – WISC-III. O estudo de caso contou com a colaboração de duas crianças, ambas matriculadas em escola regular de ensino, uma do sexo feminino, com 14 anos de idade, e a outra do sexo masculino, com 10 anos de idade. A partir dos resultados obtidos percebeu-se a potencialidade maior para os subtestes da escalas verbal, e dificuldade mais acentuada nos subtestes da escala de execução. Sendo assim, seria necessário um estudo posterior para promover intervenções e trabalhos voltados às atividades de execução dessas crianças em específico, que já possuem dificuldades geradas pelas questões genéticas.

Downloads

Como Citar

Scudeller, E. V., & Castro, P. F. de. (2013). "AVALIAÇÃO DE INTELIGÊNCIA EM CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN A PARTIR DOS DADOS DO WISC III: ESTUDO DE CASO". Revista Educação - UNG-Ser - ISSN 1980-6469, 8(1), 22–39. Recuperado de https://revistas.ung.br/index.php/educacao/article/view/1390

Edição

Seção

Espaço do Aluno - 1