O NEOLIBERALISMO E A EDUCAÇÃO BRASILEIRA: A QUALIDADE TOTAL EM QUESTÃO

Autores

  • Alberto Alexandre Lima Almeida Universidade Guarulhos
  • Maria Francinete Damaceno Universidade Guarulhos

Palavras-chave:

Neoliberalismo. Educação. Qualidade Total.

Resumo

A emergência das ideais neoliberais, postas em prática a partir das últimas décadas do século XX, instigou uma série de transformações na estrutura produtiva do modo de produção capitalista, as quais repercutiram incisivamente na esfera educacional. O presente artigo procura tecer considerações sobre como, sob a égide do neoliberalismo, a educação se subordina a lógica do mercado e se configura como condição necessária ao ciclo reprodutivo do capital. Nessa conjuntura se sobressai o discurso da Qualidade Total em Educação, o qual procura despolitizar o caráter educativo das escolas, bem como introduzir o ranqueamento enquanto aferidor do rendimento escolar. A partir da ideia de educação como investimento, os pensadores neoliberais atribuem à educação a função de promotora da ascensão social e do desenvolvimento econômico à luz dos ensinamentos da teoria do capital humano. Para tanto, enfocam a necessidade de uma educação polivalente que possibilite ao trabalhador se adequar às novas exigências impostas pelo capital. Diante deste contexto, concluímos que a qualidade total na educação, presente no discurso neoliberal, constitui-se de um pano de fundo, pois o que se percebe são ações que conduzem à perpetuação do atendimento dos interesses da classe dominante.

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Como Citar

Almeida, A. A. L., & Damaceno, M. F. (2015). O NEOLIBERALISMO E A EDUCAÇÃO BRASILEIRA: A QUALIDADE TOTAL EM QUESTÃO. Revista Educação - UNG-Ser, 10(2), 40–46. Recuperado de https://revistas.ung.br/index.php/educacao/article/view/2160

Edição

Seção

Artigos