CONCEPÇÕES A RESPEITO DO AFRO-BRASILEIRO: UMA QUESTÃO DE APRENDIZADO
Palavras-chave:
Negro. Processo Histórico e Aprendizagem. Etnocentrismo. Relativismo.Resumo
Trata-se de uma análise a respeito das concepções existentes a respeito do afro-brasileiro e como elas são construídas ao longo do tempo, assim como podem e se devem ser desconstruídas/reconstruídas. Para tanto, esse artigo está subdividido em algumas seções: a primeira e a segunda fazem uma introdução e discutem a conceituação histórica e a definição do termo negro, assim como suas derivações e uso do senso comum, e como isso afeta esse grupo social na sociedade, pois é dessa forma que o processo de naturalização do preconceito e do estereótipo em nossa subjetividade passa a fazer parte de modo constante em todos nós, e ainda, voluntária ou involuntariamente, nos torna colaboradores de sua reprodução e perpetuação, o que nos é confirmado com os seguintes termos que são usados em nosso cotidiano sem nenhum questionamento, embora promova uma ação muito maior do que o mero ato objetivo de identificação direta dos signos com seus significados, mas carrega em si uma multiplicidade de sentidos. Na terceira e quarta seção, busca-se responder qual tem sido o papel da escola ao longo do tempo, e como a escola tem fracassado em relação a permanência e educação dos negros. Na última seção, busca-se posicionar elementos de superação.Downloads
Publicado
08-10-2018
Como Citar
Ribeiro, J. S. da P. (2018). CONCEPÇÕES A RESPEITO DO AFRO-BRASILEIRO: UMA QUESTÃO DE APRENDIZADO. Revista Educação - UNG-Ser - ISSN 1980-6469, 13(1), 23–34. Recuperado de https://revistas.ung.br/index.php/educacao/article/view/2373
Edição
Seção
Artigos