O USO DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO DIFERENCIADAS PARA PROMOVER APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS EM AULAS DE QUÍMICA

Autores

  • Ivoneide Dias da Paz Instituto Federal de Mato Grosso
  • Marcelo Franco Leão Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Metodologias de ensino, estratégias inovadoras, ensino de química

Resumo

O presente estudo faz reflexões sobre as estratégias motivacionais que podem ser utilizadas no ensino de química e para superar dificuldades de aprendizagens e promover aprendizagem significativa aos estudantes do Ensino Médio. Desenvolvido no segundo semestre de 2016, esse estudo teve como objetivo principal proporcionar um ensino que possibilite a esses estudantes superar suas dificuldades ao estudarem química. A intervenção pedagógica foi realizada com 23 estudantes de uma turma do 3º Ano do Ensino Médio da Escola Estadual 13 de Maio, localizada no município de Porto Alegre do Norte-MT. Essa pesquisa-ação, de caráter descritivo e exploratório, tem sua abordagem qualitativa. Para coletar dados, foi aplicado um questionário com o intuito de verificar como ocorreram os estudos de química antes da intervenção. Também foram realizadas observações participantes que foram registradas no diário de bordo. As ações planejadas envolveram o desenvolvimento de estratégias de ensino diversificadas, tais como: júri simulado, mapa conceitual, além de aulas expositivas e dialogadas. Segundo os estudantes, as estratégias que mais favoreceram seus estudos foram os seminários, o julgamento simulado, as aulas dialogadas e os mapas conceituais. Os resultados permitiram concluir que as estratégias, possibilitaram aos estudantes aprender a aprender, o que contribui para a construção de aprendizagens significativas. Portanto, é preciso que os professores de química compreendam que dispomos de variadas estratégias de ensino que permitem ressignificar a prática pedagógica em sala de aula e proporcionar aprendizagens significativas.

Biografia do Autor

Ivoneide Dias da Paz, Instituto Federal de Mato Grosso

Especialização em Ensino de Ciências (IFMT), Graduação em Química (UNEMAT) e em Letras – Espanhol (UNITINS). Professora da Rede Estadual na Educação Básica (SEDUC/MT).

Marcelo Franco Leão, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorado em andamento Educação em Ciências (UFRGS). Mestre em Ensino (UNIVATES). Especialização em Orientação Educacional (Dom Alberto) e em Relações Raciais na Educação e na Sociedade Brasileira (UFMT). Graduação em Licenciatura em Química (UNISC) e em Física (UNEMAT). Professor do Departamento de Ensino do IFMT Campus Confresa.

Downloads

Publicado

2018-10-08

Como Citar

Paz, I. D. da, & Leão, M. F. (2018). O USO DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO DIFERENCIADAS PARA PROMOVER APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS EM AULAS DE QUÍMICA. Revista Educação - UNG-Ser - ISSN 1980-6469, 13(1), 45–58. Recuperado de https://revistas.ung.br/index.php/educacao/article/view/2760

Edição

Seção

Artigos