FRAGILIDADE AMBIENTAL E VULNERABILIDADE SOCIAL EM BACIA HIDROGRÁFICA URBANA: CÓRREGO TABOÃO, MUNICÍPIO DE GUARULHOS (SP)

Autores

  • Maria Aparecida da Silva Ung Guarulhos
  • Reinaldo Romero Vargas

Palavras-chave:

Poluição hídrica. Uso da terra. Impacto ambiental. Inundações. Região Metropolitana de São Paulo (RMSP).

Resumo

A Bacia Hidrográfica do Córrego do Taboão (BHCT) está localizada a nordeste do município de Guarulhos. Este município, considerado como a segunda maior cidade do Estado de São Paulo em ordem demográfica, continua crescendo sem um devido planejamento. Como consequência deste processo, observam-se ocupações desordenadas ao longo da região, tornando-os mais vulneráveis e gerando impactos e riscos ambientais. Diante deste contexto, o presente trabalho tem como proposta principal correlacionar a fragilidade ambiental desta bacia hidrográfica urbana com o índice de qualidade de vida como o Índice Paulista de Vulnerabilidade Social (IPVS) e diagnosticar os possíveis riscos associados, principalmente frente às inundações. A fragilidade ambiental será correlacionada com a qualidade da água, através da determinação do Índice de Qualidade da Água modificado (IQAM), calculado a partir de seus parâmetros físico-químicos e microbiológicos analisados bimestralmente ao longo de um período de 12 meses, em quatro pontos ao longo da BHCT. Os parâmetros físico-químicos analisados foram: Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO), fósforo total (PT), oxigênio dissolvido (OD), pH, Turbidez (TU), e Sólidos Totais (ST), e como parâmetro microbiológico, a E. coli. Outras análises complementares, tais como temperatura, condutividade elétrica e Demanda Química de Oxigênio (DQO) também foram utilizadas para avaliar a qualidade do corpo hídrico. Através deste conjunto de informações, a abordagem metodológica será fundamentada em uma análise geoambiental integrada dos meios físico, biótico e antrópico (uso da terra) diagnosticando e avaliando os impactos presentes nesta bacia.

Downloads

Publicado

2018-04-24

Como Citar

da Silva, M. A., & Vargas, R. R. (2018). FRAGILIDADE AMBIENTAL E VULNERABILIDADE SOCIAL EM BACIA HIDROGRÁFICA URBANA: CÓRREGO TABOÃO, MUNICÍPIO DE GUARULHOS (SP). Revista Educação - UNG-Ser - ISSN 1980-6469, 12(2 ESP), 59. Recuperado de https://revistas.ung.br/index.php/educacao/article/view/3281

Edição

Seção

Ciências Exatas e Tecnológicas