AVALIANDO O PIBID ENQUANTO POLÍTICA PÚBLICA DE INCENTIVO E VALORIZAÇÃO DA DOCÊNCIA

Autores

  • Erinaldo Ferreira Carmo Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Carlos Alberto Vasconcelos Universidade Federal de Sergipe - UFS

DOI:

https://doi.org/10.33947/1980-6469-v14n1-3295

Palavras-chave:

Pibid, Políticas públicas em educação, Formação docente, Residência pedagógica

Resumo

Este artigo apresenta, de forma descritiva e analítica, os resultados de um relato de experiência e de uma pesquisa sobre o olhar de diferentes agentes pedagógicos acerca da política de bolsas de iniciação à docência instituída pela Capes. Aqui são observadas questões inerentes à formação profissional para a docência, à realidade das licenciaturas e às ações transformadoras dos estudantes e professores participantes do Pibid. Os resultados indicam que a inserção dos estudantes universitários na vivência escolar produz efeitos positivos sobre a identificação do discente com o seu curso, a valorização da profissão docente e o apontamento de ações viáveis à educação básica nas escolas públicas contempladas pela referida política de formação e aperfeiçoamento de pessoal docente.

Biografia do Autor

Erinaldo Ferreira Carmo, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutor em Ciência Política Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da UFPE

Carlos Alberto Vasconcelos, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Doutor em Geografia Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da UFS

Downloads

Publicado

2019-05-08

Como Citar

Carmo, E. F., & Vasconcelos, C. A. (2019). AVALIANDO O PIBID ENQUANTO POLÍTICA PÚBLICA DE INCENTIVO E VALORIZAÇÃO DA DOCÊNCIA. Revista Educação - UNG-Ser - ISSN 1980-6469, 14(1), 46–60. https://doi.org/10.33947/1980-6469-v14n1-3295

Edição

Seção

Artigos