THE VALUE OF THE GARBAGE - AN ANALYSIS OF THE VIABILITY ECONOMIC RECYCLING OF SOLID WASTE URBAN OF PORTUGAL

Autores

  • Marcio Magera Conceição UNG UNIVERSIDADE
  • Maria de Fátima Pereira Alves
  • Joelma T.P. Conceição
  • Marcelo Dourado Sales
  • Paula Castro

Palavras-chave:

Resíduos sólidos urbanos. Logística reversa. Políticas públicas. Reciclagem. Desenvolvimento sustentável.

Resumo

O presente artigo trata dos valores econômicos dos resíduos sólidos domésticos que estão sendo deitados no lixo em Portugal, através da aplicação do modelo da logística reversa de Thomas Duston, com adaptação deste autor. Na primeira parte há uma dissertação e uma conversa com os autores sobre a situação atual das políticas públicas de gestão dos resíduos adotada pelo país a partir da década de 90, em atendimento às diretrizes da Comunidade Europeia. Na segunda parte há uma explanação dos destinos, tipos e caraterização dos resíduos sólidos urbanos, bem como as políticas públicas direcionadas para a adoção de resultados que visam o melhor desempenho dos recursos adotados e aplicados nas plantas de tratamento mecânico-biológico. Na terceira e última parte são descritos os bilhões de euros que estão sendo deitados nos aterros sanitários, as famílias dos resíduos e seus valores econômicos que estão tendo seus ganhos econômicos e suas perdas pela não reciclagem e aproveitamento dos resíduos, e as possíveis políticas públicas e parceria privada para o melhor destino dos resíduos, bem como a geração de emprego e renda à milhares de cidadãos portugueses que poderiam ter reduzidas suas contas públicas com a coleta dos resíduos e em contra partida ainda, a geração de empregos com esta prática ecologicamente saudável para Portugal e o planeta Terra.

Biografia do Autor

Marcio Magera Conceição, UNG UNIVERSIDADE

Pós Doutorando junto a Faculdade Funcional de Ecologia – Universidade de Coimbra, Portugal. Projeto em andamento, ano 2018. Pós Doutor junto ao Departamento de Sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas – IFCH da Unicamp, SP, sob orientação do Prof. Dr. Ricardo Luiz C. Antunes. Ano 2004 e 2005. Post Doctor in International Relations, do Programa de Estudos de Pós-graduação stricto sensu da Florida Christian University – FCU. Memorial de conclusão de curso entregue em novembro de 2013, no Seminário Internacional em Orlando Florida, USA, 2013. Doutor em Ciências Sociais – Sociologia – Na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-Puc, SP. 2002. Doutor em Administração de Negócios na Florida Cristhian Universit FCU – USA, 2010. Mestre em Ciências Sociais Área de Concentração Sociologia, pela Puc –SP. 2001. Mestre em Administração de Empresas pela Universidade de Guarulhos -SP, 1999. MBA de Gestão de Marketing na ESAMC – Sorocaba, SP, 2007 Graduado: Bacharel em Ciências Econômicas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas SP. Ano 1993. Jornalista MTB 556.03.81V-SP.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2018-12-27

Como Citar

Conceição, M. M., Alves, M. de F. P., Conceição, J. T., Sales, M. D., & Castro, P. (2018). THE VALUE OF THE GARBAGE - AN ANALYSIS OF THE VIABILITY ECONOMIC RECYCLING OF SOLID WASTE URBAN OF PORTUGAL. Revista Educação - UNG-Ser, 13(2), 6–20. Recuperado de https://revistas.ung.br/educacao/article/view/3571

Edição

Seção

Artigos