AUTISMO, INTERAÇÃO E APRENDIZAGEM: UMA RELAÇÃO ATRAVÉS DO AFETO

Autores

  • Mario Marcos Lopes Centro Universitário Barão de Mauá Faculdade de Educação São Luís Universidade Federal de São João Del-Rei
  • Luciana Maria Campos Fernandez Nascimento Centro Universitário Barão de Mauá

DOI:

https://doi.org/10.33947/1980-6469-v14n2-3705

Palavras-chave:

Autismo. Afetividade. Aprendizagem. Interação. Lúdico.

Resumo

Diante do comprometimento da capacidade de interação da criança com Transtorno do Espectro Autista e sua dificuldade para iniciar ou manter uma comunicação efetiva, a presente pesquisa objetiva abordar a importância da interação social no autismo e o desenvolvimento da autoestima através do lúdico e do estabelecimento de vínculos afetivos considerando suas implicações na aprendizagem. Para tanto, procede-se à abordagem qualitativa, bibliográfica e de caráter exploratório. Desse modo, observa-se que construir o processo de ensino e aprendizagem para uma autoestima positiva favorece a autoconfiança da criança autista de cinco e seis anos, melhorando as relações interpessoais e consequentemente a aprendizagem; o que permite concluir que o lúdico e a afetividade têm papel fundamental no processo de interação e inclusão social no Transtorno do Espectro Autista.

Biografia do Autor

Mario Marcos Lopes, Centro Universitário Barão de Mauá Faculdade de Educação São Luís Universidade Federal de São João Del-Rei

Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade de Araraquara (2011). Especialista em: Tecnologias e Educação a Distância (2016) pelo Centro Universitário Barão de Mauá, Orientação Educacional (2018), Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável (2016), Gestão Estratégica de Pessoas (2015), Gestão Escolar (2013) e Didática e Tendências Pedagógicas (2011) pela Faculdade de Educação São Luís e Aperfeiçoamento em Educação Ambiental pela Universidade Federal de São João del Rei - MG (2010). Graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2008) e Pedagogia (2016) pela Fatece. Atua como Tutor no Curso de Especialização em Computação aplicada à Educação Básica oferecido pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). É professor-tutor e orientador de TCC dos Cursos de Especialização da Faculdade de Educação São Luís, além de ministrar aulas nas disciplinas de Gestão Ambiental e Metodologia do Ensino de Ciências. É docente nas disciplinas de: Tecnologia Educacional na Gestão do Conhecimento: Educação Continuada e Evolução Profissional; Metodologia da Pesquisa Científica; Planejamento, avaliação e metodologias em educação ambiental e orienta trabalhos de conclusão de curso de Especialização na área da Educação pelo Centro Universitário Barão de Mauá. Atua como Professor Coordenador (Secretaria de Estado da Educação).

Downloads

Publicado

2019-12-13

Como Citar

Lopes, M. M., & Nascimento, L. M. C. F. (2019). AUTISMO, INTERAÇÃO E APRENDIZAGEM: UMA RELAÇÃO ATRAVÉS DO AFETO. Revista Educação - UNG-Ser - ISSN 1980-6469, 14(2), 25–38. https://doi.org/10.33947/1980-6469-v14n2-3705

Edição

Seção

Artigos