ÉTICA E DIREITOS HUMANOS: PROPOSTAS PARA INIBIR PRÁTICAS VIOLADORAS NA SOCIOEDUCAÇÃO

Autores

  • Graciela Alves Universidade de Brasília (UnB) Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) em Paulínia/SP
  • Sidelmar Alves da Silva Kunz Universidade de Brasília - UnB Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep
  • Silvia da Silva Correa Universidade Federal de Rondônia (2016) Prefeitura Municipal de Oriximiná-PA

DOI:

https://doi.org/10.33947/1980-6469-v15n2-3844

Palavras-chave:

Ética, Direitos Humanos, Socioeducação

Resumo

Esta pesquisa avaliou se a ética aliada aos direitos humanos pode colaborar para a redução de práticas violadoras de direitos na socioeducação, sobretudo em relação às atividades realizadas pelos profissionais com foco no público atendido. Trata-se de uma abordagem qualitativa, em que as informações foram construídas por intermédio de questionário semiestruturado aplicado em vinte profissionais de quatro Centros de Referência de Assistência Social (CREAS) e duas ONGs no Estado de São Paulo, que oferecem Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa. Os resultados apontam que a ética é fator imprescindível para a promoção de direitos, especialmente na transformação e combate das violações e superação da violência. Em face disso, a associação entre ética e direitos humanos se constitui como um expressivo desafio para os profissionais da socioeducação.

Biografia do Autor

Graciela Alves, Universidade de Brasília (UnB) Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) em Paulínia/SP

Especialista em Políticas Públicas e Socioeducação pela Escola Nacional de Socioeducação/Universidade de Brasília (ENS/UnB) e Especialista em Psicologia do Trânsito pela Universidade São Francisco (USF). Atua como psicóloga no Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) em Paulínia/SP

Sidelmar Alves da Silva Kunz, Universidade de Brasília - UnB Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep

Doutorando em Educação (FE/UnB). Pesquisador do Inep. Orientador de monografias de especialização na UnB e na UFG, nas áreas de direitos humanos, educação e patrimônio cultural e artístico.

Silvia da Silva Correa, Universidade Federal de Rondônia (2016) Prefeitura Municipal de Oriximiná-PA

Possui Bacharelado e Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Pará (2012) e mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia (2016). Atualmente é professora de Geografia e Estudos Amazônicos na Prefeitura Municipal de Oriximiná-PA.

Downloads

Publicado

2020-07-16

Como Citar

Alves, G., Kunz, S. A. da S., & Correa, S. da S. (2020). ÉTICA E DIREITOS HUMANOS: PROPOSTAS PARA INIBIR PRÁTICAS VIOLADORAS NA SOCIOEDUCAÇÃO. Revista Educação - UNG-Ser, 15(2), 76–88. https://doi.org/10.33947/1980-6469-v15n2-3844

Edição

Seção

Artigos