ÉTICA E DIREITOS HUMANOS: PROPOSTAS PARA INIBIR PRÁTICAS VIOLADORAS NA SOCIOEDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.33947/1980-6469-v15n2-3844Palavras-chave:
Ética, Direitos Humanos, SocioeducaçãoResumo
Esta pesquisa avaliou se a ética aliada aos direitos humanos pode colaborar para a redução de práticas violadoras de direitos na socioeducação, sobretudo em relação às atividades realizadas pelos profissionais com foco no público atendido. Trata-se de uma abordagem qualitativa, em que as informações foram construídas por intermédio de questionário semiestruturado aplicado em vinte profissionais de quatro Centros de Referência de Assistência Social (CREAS) e duas ONGs no Estado de São Paulo, que oferecem Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa. Os resultados apontam que a ética é fator imprescindível para a promoção de direitos, especialmente na transformação e combate das violações e superação da violência. Em face disso, a associação entre ética e direitos humanos se constitui como um expressivo desafio para os profissionais da socioeducação.Downloads
Publicado
2020-07-16
Como Citar
Alves, G., Kunz, S. A. da S., & Correa, S. da S. (2020). ÉTICA E DIREITOS HUMANOS: PROPOSTAS PARA INIBIR PRÁTICAS VIOLADORAS NA SOCIOEDUCAÇÃO. Revista Educação - UNG-Ser, 15(2), 76–88. https://doi.org/10.33947/1980-6469-v15n2-3844
Edição
Seção
Artigos