REFLEXÕES ACERCA DO CONHECIMENTO, ATITUDES E OPINIÕES DE PROFESSORES SOBRE O BULLYING

Autores

  • Marcelo Reis Clemente
  • Dalva Alves Silva
  • Maria Sylvia de Souza Vitalle

DOI:

https://doi.org/10.33947/1980-6469-v15n1-4011

Palavras-chave:

Educação. Bullying. Violência escolar. Treinamento de professores.

Resumo

Este estudo teve por objetivo analisar a percepção de professores de duas escolas da rede pública de ensino do Município de Guarulhos (Educação Básica – Ciclo I, 5º Ano e Ciclo II, 6º ao 9º Ano –), a respeito do fenômeno bullying nas escolas, procurando identificar o conhecimento, a opinião e atitudes de professores sobre o tema bullying envolvendo adolescentes, levantar informações a respeito do preparo que os professores receberam em sua formação para lidar o bullying e conhecer as orientações e/ou protocolos específicos a serem seguidos pelos professores e equipe escolar nas instituições estudadas em casos de bullying envolvendo adolescentes. Foi realizado um estudo qualitativo, empírico observacional por meio de entrevistas presenciais, gravadas, transcritas e analisadas pela análise de conteúdo. Os resultados obtidos apontam a necessidade de realização de palestras, cursos e treinamentos envolvendo o conhecimento do bullying e suas consequências, bem como estratégias de enfrentamento que auxiliem os professores para práticas de prevenção e erradicação do bullying nas instituições onde atuam.

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Publicado

2020-03-21

Como Citar

Clemente, M. R., Silva, D. A., & Vitalle, M. S. de S. (2020). REFLEXÕES ACERCA DO CONHECIMENTO, ATITUDES E OPINIÕES DE PROFESSORES SOBRE O BULLYING. Revista Educação - UNG-Ser - ISSN 1980-6469, 15(1), 97–110. https://doi.org/10.33947/1980-6469-v15n1-4011

Edição

Seção

BULLYING E CYBERBULLYING