A ESCOLA, O PROFESSOR E O ALUNO: CONSIDERAÇÕES SOBRE O PAPEL DA EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE CAPITALISTA

Autores

  • Carla Cristina Castro Araujo
  • Reginaldo Peixoto Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Maria Silvia Rosa Santana

DOI:

https://doi.org/10.33947/1980-6469-v16n2-4346

Palavras-chave:

Sociedade capitalista. Escola. Pedagogia Histórico-Crítica. Professor.

Resumo

A sociedade capitalista infere a pensar no tipo de educação que a escola sob os princípios desse sistema impõe para a sociedade de classes. A partir de uma revisão bibliográfica sobre conceitos do Materialismo Histórico-Dialético e da Pedagogia Histórico-Critica, buscou-se a análise da realidade da escola atual com vistas a contribuir com algumas constatações acerca da sua função e no papel do professor, para a sua possível transformação. O objetivo é o de descrever a função social da educação na escola capitalista, com breves considerações sobre a sua intencionalidade na história reproduzida no trabalho docente. O texto apresenta conceitos que, em sua totalidade, estabelecem os princípios que orientam essa concepção de educação e de ensino, baseados na formação do pensamento teórico, a saber: sociedade capitalista, educação, escola, professor, pensamento teórico, entre outros conceitos. Fundamenta o campo conceitual do professor e da escola a partir da sistematização e análise desses conceitos e das relações a eles intrínsecas. Conclui-se que foi realizado um “exercício” sobre a necessidade de refletir e conscientizar sobre as possibilidades educativas do aluno por meio de uma visão crítica da sociedade atual, assim como, constatar as condições limitantes que a escola propõe aos seus educandos, dificultando sua transformação e humanização e, de certa forma, preparando para o ajustamento econômico do capital, por meio da força de trabalho.

Biografia do Autor

Reginaldo Peixoto, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

graduação em Letras/Português, Arte e Educação e em Pedagogia mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2013) e doutorado em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2018). Atualmente é quadro próprio do magistério - Secretaria de Estado da Educação do Paraná com permuta temporária para a SED/MS, professor adjunto efetivo do curso de Pedagogia e professor do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - Unidade de Paranaíba. Pesquisa a formação de Professores no Estado de Mato Grosso do Sul, tem experiência na área de Arte, Gênero, sexualidades e diversidades e formação de professores.

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Publicado

2021-10-16

Como Citar

Araujo, C. C. C., Peixoto, R., & Santana, M. S. R. (2021). A ESCOLA, O PROFESSOR E O ALUNO: CONSIDERAÇÕES SOBRE O PAPEL DA EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE CAPITALISTA. Revista Educação - UNG-Ser, 16(2), 42–50. https://doi.org/10.33947/1980-6469-v16n2-4346

Edição

Seção

Artigos