DA LITERATURA AO CINEMA: REFLEXÕES SOBRE COMUNICAÇÃO PARA A PAZ EM “ME CHAME PELO SEU NOME”

Autores

  • Alex Carolino Francisco Universidade Guarulhos

DOI:

https://doi.org/10.33947/1980-6469-v16n1-4349

Palavras-chave:

comunicação para a paz, violência cultural, literatura, cinema, transformação de conflitos

Resumo

Os estudos para a paz (Peace Studies) nos dão a perspectiva das estruturas que legitimam a violência cultural na sociedade e mostram como os meios de comunicação contribuem para naturalizar condutas e discursos violentos. A partir das definições de Johan Galtung e de pesquisa bibliográfica, este artigo analisa o trecho conhecido como “monólogo de Perlman”, do livro Me Chame pelo Seu Nome (2017), transposto para o audiovisual, e o classifica dentro das características práticas de comunicação para cultura de paz propostas por Alex Iván Arévalo Salinas. Assim, tecemos algumas inferências a respeito da literatura e do cinema da obra supracitada e refletimos sobre como os produtos culturais e sua estrutura organizacional na transposição de linguagens podem romper com violências institucionalizadas contra os LGBTIs.

Biografia do Autor

Alex Carolino Francisco, Universidade Guarulhos

Mestrando em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (ECA/USP). Especialista em Cinema e Linguagem Audiovisual pela Estácio de Sá. Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Guarulhos (UNG). Docente nos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Fotografia da UNG. Dramaturgo e roteirista com formação pelo Centro Universitário Belas Artes, onde lecionou o curso livre de Roteiro de Cinema por cinco anos, e Academia Internacional de Cinema. Publicou dois livros e é vencedor do Prêmios Literários 2017 da Fundação Cultural do Pará com a dramaturgia A Nevasca. Tem experiência em jornalismo cultural com passagem pelos cadernos de cultura dos jornais Agora São Paulo (Grupo Folha) e Diário de Guarulhos, e como relações públicas dos canais de TV por assinatura da Turner do Brasil. É subeditor do portal LeiaJá, editor da revista digital Cultcom e curador da galeria virtual CAM.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2021-05-21

Como Citar

Francisco, A. C. (2021). DA LITERATURA AO CINEMA: REFLEXÕES SOBRE COMUNICAÇÃO PARA A PAZ EM “ME CHAME PELO SEU NOME”. Revista Educação - UNG-Ser, 16(1), 89–98. https://doi.org/10.33947/1980-6469-v16n1-4349

Edição

Seção

Artigos