O CARÁTER DO CURRÍCULO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS

Autores

  • Maria Aparecida Menezes Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
  • Cintia Acioli da Silva Ramos Faculdade Paulista de Arte (FPA)
  • Vivian Aparecida da Cruz Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.33947/1980-6469-v17n2-4385

Palavras-chave:

Currículo, Base Nacional Comum Curricular, PCN.

Resumo

O delineamento de uma proposta curricular como referência para as escolas brasileiras surgiu na década de 90, culminando com o surgimento da Base Nacional Comum Curricular. Este texto procura identificar o caráter do Currículo no amparo legal nacional e na categoria competências, com metodologia de pesquisa bibliográfica e documental, buscando indicadores de orientação, subsídios e/ou prescrição no desenho curricular nacional, particularmente nos PCN e na BNCC. Para sustentar a análise, Sacristán (1995, 2011, 2013), Macedo (2018) e Santos (2011) constituem-se em referências principais de Currículo, cotejados com a conceituação dos documentos e legislação no Plano Nacional de Educação (2014-2024), nas LDBs (1961, 1971, 1996), os PCN (1998) e a BNCC (2017). Resulta que a questão de um currículo nacional exige compromisso para considerar não apenas as diferenças regionais e ponderar sobre os projetos pedagógicos já existentes; na prática escolar não é possível separar competências de habilidades, conhecimentos, atitudes e valores; na elaboração do Currículo, se o foco estiver mais nos aspectos conceituais e técnicos, as questões de diversidade curricular correm o risco de ficar à margem. Concluindo, fica a crítica sobre os PCN, que estabeleceram um padrão ao currículo escolar num país de profundas disparidades e à BNCC que também não se debruça sobre as necessidades locais; e o apontamento de que além dos conteúdos, importa o debate sobre o acesso aos recursos digitais e materiais, à adequada alfabetização e leitura, às apropriadas condições dos espaços escolares; a formação, a carreira e as condições de trabalho dos professores.

Biografia do Autor

Maria Aparecida Menezes, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Docente Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Doutora em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). São Paulo, Brasil.

Cintia Acioli da Silva Ramos, Faculdade Paulista de Arte (FPA)

Docente convidada da Faculdade Paulista de Arte (FPA). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC-SP).

Vivian Aparecida da Cruz Rodrigues

Coordenadora Pedagógica de Ensino Médio no Colégio Franciscano Nossa Senhora Aparecida (CONSA). Doutoranda em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Downloads

Publicado

2022-06-08

Como Citar

Menezes, M. A., Ramos, C. A. da S., & Rodrigues, V. A. da C. (2022). O CARÁTER DO CURRÍCULO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS. Revista Educação - UNG-Ser, 17(2), 123–133. https://doi.org/10.33947/1980-6469-v17n2-4385

Edição

Seção

Artigos