O CASTELO DE PAPEL E O TOPO DA MONTANHA: O CENTRO DE LÍNGUAS DO ESTADO DE SÃO PAULO

Autores

  • Adilson do Nascimento Gomes UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS - UNIMES

DOI:

https://doi.org/10.33947/1980-6469-v18n1-4445

Palavras-chave:

Centro de Estudo de Línguas. Políticas Linguísticas. Ensino de LEM. Mercado de Trabalho

Resumo

O Centro de Estudo de Línguas – CEL, o castelo de papel, construído por decretos, resoluções, diretrizes etc., ao longo do tempo alçou o topo da montanha como um dos projetos mais profícuos e longevos da Secretaria de Estado de Educação de São Paulo – SEE/SP. Criado, inicialmente, para concretizar o desejo de integração latino-americana, o CEL, além de superar a situação do monolinguismo imposta aos alunos da rede, é um espaço onde circulam narrativas exitosas relacionadas ao mercado laboral. Considerando assim o mercado global, apresenta uma forma de decodificar o Centro de Línguas como espaço de ensino de Línguas Estrangeiras Modernas – LEM tomando como meta também o mercado de trabalho.

Biografia do Autor

Adilson do Nascimento Gomes, UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS - UNIMES

Mestre em Linguística pela Universidade de Franca, Graduado em Pedagogia pela Universidade Metropolitana de Santos. Docente da graduação na Universidade Metropolitana de Santos e Administrativamente, Coordenador Pedagógico do Centro de Estudos de Línguas da Rede Estadual de São Paulo.

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Publicado

2023-05-28

Como Citar

Gomes, A. do N. (2023). O CASTELO DE PAPEL E O TOPO DA MONTANHA: O CENTRO DE LÍNGUAS DO ESTADO DE SÃO PAULO. Revista Educação - UNG-Ser - ISSN 1980-6469, 18(1), 77–87. https://doi.org/10.33947/1980-6469-v18n1-4445

Edição

Seção

Artigos