APRENDIZAGEM DA CIDADANIA POR INTERMÉDIO DO USO DO TERRITÓRIO

Autores

  • Thiago Carandina Centro Universitário Campo Limpo Paulista
  • Manoel Lemes da Silva Neto Pontifícia Universidade Católica de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.33947/1980-6469-v17n2-4688

Palavras-chave:

Cidadania. Aprendizagem. Território usado.

Resumo

O exercício pleno da cidadania tem se tornado grande desafio para os atores do processo de ensino-aprendizagem, em especial, em países como o Brasil em que a condição de cidadão tem sido constantemente mutilada pelo não acesso aos direitos garantidos pela constituição: saúde, educação, habitação, entre outros. Aprender a praticar direitos demandam esforços transversais e interdisciplinares que contribuam para a formação do cidadão pleno, inteiro. O presente trabalho tem como objetivo refletir e argumentar quanto à condição de aprendizagem da cidadania poder ser mediada pelo uso do território – território usado, pela prática social e pela cultura. Em princípio, tais elementos produzem pré-condições históricas para o indivíduo praticar ações políticas nos lugares em que estão, isto é, institucionalizar cidadania.

Downloads

Publicado

2022-06-08

Como Citar

Carandina, T., & Silva Neto, M. L. da. (2022). APRENDIZAGEM DA CIDADANIA POR INTERMÉDIO DO USO DO TERRITÓRIO. Revista Educação - UNG-Ser - ISSN 1980-6469, 17(2), 34–41. https://doi.org/10.33947/1980-6469-v17n2-4688

Edição

Seção

Artigos