ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL: ACOLHIMENTO E INCLUSÃO DO ALUNO IMIGRANTE
DOI:
https://doi.org/10.33947/1980-6469-v17n3-4717Palavras-chave:
1. Orientação Educacional 2. Acolhimento 3. Inclusão 4. Aluno Imigrante. 5. Guetos Etnográficos.Resumo
A presente pesquisa busca compreender como o trabalho do Orientador Educacional corrobora no acolhimento e na inclusão dos alunos imigrantes. Foi realizado um aprofundamento do entendimento de conceitos como acolhimento e inclusão, após isso, buscou-se compreender esse raciocínio sistêmico excludente no qual existe discrepância nas formas de tratamento de tal modo que um ser é sujeito e o outro se torna objeto. Buscando um entendimento sólido, bem elaborado e reflexivo, sobre a atuação do OE nesse contexto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, que se deu através de estudo de caso com revisão teórica e investigação empírica na cidade de Porto Alegre/RS. Esta pesquisa qualitativa exigiu coleta de dados que foi feita através de questionário estruturado aberto, o qual foi enviado e recebido por e-mail em função da pandemia por COVID-19. Os dados recebidos foram analisados a partir de Bardin (2011). Desse processo resultou a compreensão da necessidade de um(a) Orientador(a) Educacional que, com uma prática acolhedora, inclusiva, política e ética, se estruture em parceria com os outros profissionais da escola para atender os estudantes imigrantes. Também foi possível delimitar que acolhimento e inclusão são práticas limítrofes, mas distintas e apontou para a necessidade de estimular o uso das tecnologias como um aporte na desconstrução de estereótipos.Downloads
Publicado
2022-08-15
Como Citar
Lembeck, E., & Corbellini, S. (2022). ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL: ACOLHIMENTO E INCLUSÃO DO ALUNO IMIGRANTE. Revista Educação - UNG-Ser, 17(3), 16–33. https://doi.org/10.33947/1980-6469-v17n3-4717
Edição
Seção
Artigos