POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO: DAS DESIGUALDADES EDUCACIONAL E TECNOLÓGICA EM TEMPOS DE PANDEMIA POR COVID-19

Autores

  • Abdel Boneensa Cá Universidade Federal de São Paulo
  • Maria Sylvia de Souza Vitalle Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.33947/1980-6469-v18n1-4879

Palavras-chave:

Política Pública, Desigualdades Sociais, COVID-19, Educação

Resumo

Este artigo, escrito em forma de ensaio científico, tem por objetivo analisar as publicações existentes na literatura sobre a desigualdade educacional no uso das tecnologias frente a pandemia do Covid-19 no cenário brasileiro e as políticas públicas do governo. Entretanto, sabe-se que as políticas públicas são programas do governo voltado a uma ou mais áreas de atuação, visando o desenvolvimento e cumprimento das metas que influenciam na vida da população como um todo. A desigualdade socioeconômica, cultural e educacional faz do Brasil um dos países mais desigual do mundo e quarto da América-Latina. A pandemia de Covid-19 vem ilustrando de forma clara o quanto o país não está preparado para enfrentar os problemas sociais impostos pela pandemia e não só. Portanto, esses problemas nos levam a uma reflexão profunda sobre a educação brasileira na perspectiva da desigualdade e exclusão tecnológica de uma parcela significativa da população. Conclui-se que a simples mudança na estrutura das escolas visando sua modernização pode ser mais excludente do que inclusiva, visto que, não cabe mudar a estrutura das escolas sem traçar políticas eficientes para reduzir a desigualdade presente na sociedade brasileira, sobretudo na educação dos indivíduos mais desfavorecidos.

Biografia do Autor

Abdel Boneensa Cá, Universidade Federal de São Paulo

Enfermeiro, Mestrando do Programa Educação e Saúde na Infância e Adolescência, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Maria Sylvia de Souza Vitalle, Universidade Federal de São Paulo

Professor Permanente do Programa de Pós-graduação Educação e Saúde na Infância e Adolescência, Universidade Federal de São Paulo; Prof. Adjunto Dr e Chefe do Setor de Medicina do Adolescente, Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo

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Publicado

2023-05-28

Como Citar

Cá, A. B., & Vitalle, M. S. de S. (2023). POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO: DAS DESIGUALDADES EDUCACIONAL E TECNOLÓGICA EM TEMPOS DE PANDEMIA POR COVID-19. Revista Educação - UNG-Ser, 18(1), 129–139. https://doi.org/10.33947/1980-6469-v18n1-4879

Edição

Seção

Artigos