EDUCAÇÃO BASEADA EM EVIDÊNCIAS: CONHECIMENTOS, PRÁTICAS E POSICIONAMENTO DE PROFESSORES

Autores

  • Roselaine Pontes de Almeida Instituto NeuroSaber de Ensino
  • Bruna de Oliveira Julião Instituto NeuroSaber de Ensino
  • Luciana Mota Dias Brites Instituto NeuroSaber de Ensino

DOI:

https://doi.org/10.33947/1980-6469-v18n1-5009

Palavras-chave:

Educação. Evidências. Prática pedagógica. Evidência científica. Educação baseada em evidências.

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar os conhecimentos, práticas e posicionamento de professores sobre a Educação Baseada em Evidências (EBE). A amostra foi composta por 111 professores que realizaram um curso livre sobre o tema no período de agosto a novembro de 2021. Os participantes responderam a um questionário contendo 15 questões abertas e fechadas, cujos dados foram analisados de forma descritiva. Os resultados demonstraram que a maioria dos participantes compreende a relevância da EBE, tem interesse em realizar pesquisas científicas e em utilizar essas práticas, no entanto, uma parcela significativa desconhece quais seriam, por isso, não as utiliza. As barreiras apontadas para a não utilização da EBE foram a ausência desse conteúdo na graduação, a dificuldade para encontrar fontes confiáveis de informação e para aplicar a teoria na prática. Apesar do reconhecimento sobre sua importância, é necessário um esforço conjunto para maior difusão da EBE e para que essa abordagem faça parte da formação inicial e continuada de professores, a fim de contribuir para sua efetivação na prática.

Biografia do Autor

Roselaine Pontes de Almeida, Instituto NeuroSaber de Ensino

Mestra em Educação e Saúde na Infância e Adolescência pela Universidade Federal de São Paulo. Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Graduada em Pedagogia pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Coordenadora Acadêmica e Docente no Instituto NeuroSaber de Ensino.

Bruna de Oliveira Julião, Instituto NeuroSaber de Ensino

Mestra em Educação e Saúde na Infância e Adolescência pela Universidade Federal de São Paulo. Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Especialista em Neuropsicologia pelo Centro de Diagnóstico Neuropsicológico. Graduada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo.

Luciana Mota Dias Brites, Instituto NeuroSaber de Ensino

Doutoranda e Mestra em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Especialista em Educação Especial pela UNIFIL, em Psicomotricidade pelo ISPE-GAE e em Psicopedagogia pela UNIFIL. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina. CEO e Docente do Instituto NeuroSaber de Ensino.

Downloads

Publicado

2023-05-28

Como Citar

de Almeida, R. P., Julião, B. de O., & Brites, L. M. D. (2023). EDUCAÇÃO BASEADA EM EVIDÊNCIAS: CONHECIMENTOS, PRÁTICAS E POSICIONAMENTO DE PROFESSORES. Revista Educação - UNG-Ser - ISSN 1980-6469, 18(1), 55–63. https://doi.org/10.33947/1980-6469-v18n1-5009

Edição

Seção

Artigos