EDUCAÇÃO E REDES SOCIAIS: PERSPECTIVAS DE JOVENS VÍTIMAS DA PORNOGRAFIA DE VINGANÇA
DOI:
https://doi.org/10.33947/educacao.v19i1.5094Palavras-chave:
Educação. Ciberespaço. Crimes virtuais. Pornografia de vingançaResumo
Este artigo analisa a prática de pornografia de vingança e suas consequências na escola, um campo fecundo de subjetividades, portanto, um espaço de contradições, conflitos e opostos, possibilitando os crimes pornográficos. Soma-se a isso o acesso às redes sociais e à Internet, que potencializam tais ações. É certo que a Internet proporciona informações em tempo real e possibilita as mais diversas conexões de conhecimento, não obstante promove os crimes virtuais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com o uso do recurso da entrevista, na qual se pontua a história de duas jovens, vítimas da pornografia de vingança protagonizada por colegas de uma escola particular de Fortaleza, que usaram as redes sociais como meio de divulgação. Estas são usadas ultimamente por jovens para difundir conteúdos pornográficos e promover a pornografia de vingança. Os resultados mostram a incapacidade da escola no enfrentamento desses delitos, e confirmam que as consequências para as vítimas são drásticas, pois elas provocam a baixa estima, a exclusão social e o baixo rendimento escolar.Referências
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