O NOVO MINDSET DO ESG – AÇÕES PARA MELHORIA DO MEIO AMBIENTE

Autores

  • Ricardo Costa UNIVERITAS / UNG UNIVERSIDADE http://orcid.org/0000-0002-4181-4751
  • Tailson Pires Costa Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo
  • Marcio Magera Conceição Universidade Guarulhos
  • Fabricio Bau Dalmas Universidade Guarulhos
  • Joelma Telesi Pacheco Conceição Universidade Guarulhos

DOI:

https://doi.org/10.33947/1980-6469-v18n1-5146

Palavras-chave:

ESG. Sustentabilidade. Meio ambiente.

Resumo

O meio ambiente é um dos maiores desafios da atualidade, diante das ameaças das mudanças climáticas, da perda de biodiversidade, da poluição e do esgotamento dos recursos naturais. Esses problemas afetam não apenas a saúde e o bem-estar das pessoas, mas também a economia e a sociedade como um todo. Por isso, é urgente buscar soluções que possam conciliar o desenvolvimento com a preservação ambiental. Nesse contexto, o Environmental, Social and Governance (ESG) surge como um conceito que visa integrar as questões ambientais, sociais e de governança na gestão das empresas, reconhecendo que elas têm um papel fundamental na transição para uma economia mais verde e sustentável. O ESG representa uma oportunidade para as empresas se adaptarem às novas demandas do mercado, dos consumidores e dos investidores, que buscam cada vez mais produtos e serviços que respeitem o meio ambiente e gerem impactos positivos. Mas como as empresas podem contribuir para a melhoria do meio ambiente através do ESG? Quais são as vantagens e os desafios dessa abordagem? Quais são as melhores práticas e os exemplos de sucesso nessa área? Essas são algumas das questões que serão abordadas neste trabalho, que tem como objetivo analisar o papel do ESG na promoção de uma maior responsabilidade ambiental das empresas e na geração de valor compartilhado para a sociedade.

Biografia do Autor

Ricardo Costa, UNIVERITAS / UNG UNIVERSIDADE

Pós Doutorado pela UNICAMP, Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP, Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo. Professor do Mestrado em Geoambiental da UNG e Professor da UNIP.

Tailson Pires Costa, Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo

Doutor e Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor Titular da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo.

Marcio Magera Conceição, Universidade Guarulhos

Economista pela PUC- Campinas. MBA de Marketing pela ESAMC, Sorocaba. Mestrado em Administração pela UNG - Guarulhos. Mestrado em Sociologia pela PUC - São Paulo. Doutor em Sociologia pela PUC - São Paulo. Doutor em Filosofia da Administração pela FCU – EUA, diploma Reconhecido no Brasil pela Universidade UNAMA, Pará. Pós Doutor Unicamp - Campinas. Pós Doutor FCU - EUA. Pós Doutor Universidade de Coimbra- Portugal. Pesquisador do grupo de cientistas da Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra, Portugal. Pesquisador da Universidade Paulista, UNIP. Professor do programa de mestrado Geoambiental da Universidade Guarulhos.

Fabricio Bau Dalmas, Universidade Guarulhos

Graduado em Ciências Biológicas (Licenciatura Plena) pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestre em Ciências na área Recursos Minerais e Meio Ambiente pelo Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (IGc/USP. Doutor em Ciências pelo IGc/USP. Desenvolveu parte do Doutorado no Departamento de Geografia Física e Análises Geográficas Regionais da Universidade de Sevilla (Espanha), dentro do Programa Institucional de Bolsas de Doutorado no Exterior da CAPES. Docente no Programa de Mestrado em Análise Geoambiental da Universidade Univeritas UNG. Líder do grupo de pesquisa: DIREITO AMBIENTAL. Consultor do Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo. Membro do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente do Município e Guarulhos. Coordenador do Comitê de Pesquisa e Vice-Coordenador do Mestrado em Análise Geoambiental da Universidade Univeritas UNG. Graduando no Curso de Direito da Universidade UNG.

Joelma Telesi Pacheco Conceição, Universidade Guarulhos

Mestra em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Campo Limpo Paulista e Mestra em Análise Geoambiental pela Universidade Guarulhos.

Downloads

Publicado

2023-05-28

Como Citar

Costa, R., Costa, T. P., Conceição, M. M., Dalmas, F. B., & Conceição, J. T. P. (2023). O NOVO MINDSET DO ESG – AÇÕES PARA MELHORIA DO MEIO AMBIENTE. Revista Educação - UNG-Ser, 18(1), 153–163. https://doi.org/10.33947/1980-6469-v18n1-5146

Edição

Seção

Artigos