O CINEMA NA SALA DE AULA: UM DIÁLOGO COM O CURRÍCULO E O COTIDIANO ESCOLAR.

Autores

  • Josineide Alves da Silva Universidade Guarulhos

Resumo

Esse artigo faz parte de um estudo que problematiza o preconceito, implícito ou explícito na sociedade brasileira, sendo estes os mais variados possíveis: de gênero (homem x mulher), de raça (branco x negro), de cultura (sulistas x nordestinos) e tantos outros. Nessa perspectiva, buscar-se-á, observar as formas de sua manifestação e repercussão na escola, ao expressar conceitos e valores de seu meio social. Além de sugerir atividades teóricas e práticas utilizando o cinema como uma forma de linguagem na sala de aula, por identificar suas variadas produções fílmicas dispõem de elementos que servem como subsídios para a pesquisa educacional. Desse modo, cabe propor uma análise sobre os argumentos e problemáticas apresentadas nos filmes: Crash, No limite, produção norte-americana do diretor Paul Haggis e Bendito Fruto, produção nacional sob a direção de Sergio Goldemberg, ambos do ano de 2004. Ao elaborarem enredos, comentam: personagens, fatos e atitudes que levam os espectadores a refletirem, sobre questões voltadas para o preconceito racial e sexual e suas formas de expressão na atualidade. Uma tentativa de trabalho pode resultar na conscientização quanto à diversidade e tolerância ao outro em práticas cotidianas na comunidade escolar e sociedade.

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Como Citar

Silva, J. A. da. (2010). O CINEMA NA SALA DE AULA: UM DIÁLOGO COM O CURRÍCULO E O COTIDIANO ESCOLAR. Revista Educação - UNG-Ser - ISSN 1980-6469, 5(2), 29–35. Recuperado de https://revistas.ung.br/index.php/educacao/article/view/739

Edição

Seção

Artigos