A PRÁTICA REFLEXIVA (E CRÍTICA?) DE PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Charlene S. M. Meneses de Paula Universidade Guarulhos

Resumo

Este artigo apresenta a reflexão crítica como um caminho que permite a professoras, alunos e a sociedade em geral entender sobre amplas questões que ultrapassam o âmbito escolar analisá-las e agir sobre elas, de forma a conquistar a emancipação, mais justiça e igualdade. Mostra também um estudo de caso realizado com quatro professoras do ensino fundamental de uma escola do município de Inhumas-GO, com o objetivo de investigar se a reflexão faz parte de sua prática e se atinge um nível crítico. Para tanto foram utilizados questionários, sessões reflexivas e observações. Para analisar os dados lançou-se mão de ideias propostas e discutidas por Libâneo (1994), Zeichner e Liston (1996), Contreras (2002), Smyth (1991a; 1991b), Vygotsky (2007), Fairclough (2001), Freire (1981a; 1981b; 1996), Vasconcellos (2000), entre outros. Dentre os resultados, constatou-se que as reflexões das professoras caracterizam- -se pelo individualismo, pelo presentismo e pelo conservadorismo (LORTIE, 1975 apud CONTRERAS, 2002), e que apenas as reflexões de uma delas atingem um nível crítico, apesar de ainda individual, quando ela tenta reconstruir as condições de trabalho e luta em prol de outras melhorias para a classe, como eleições diretas para diretores, plano de carreira para professores e salários mais dignos.

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Como Citar

Paula, C. S. M. M. de. (2011). A PRÁTICA REFLEXIVA (E CRÍTICA?) DE PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Educação - UNG-Ser, 6(2), 39–63. Recuperado de https://revistas.ung.br/index.php/educacao/article/view/925

Edição

Seção

Artigos