Índice de Qualidade da Água - IQA do Reservatório do Tanque Grande, Município de Guarulhos, Estado de São Paulo, Brasil: 1990 - 2006.

Autores

  • Antonio Roberto SAAD Universidade Guarulhos-UnG
  • Décio Luiz SEMENSATTO JR.
  • Fernando Martins AYRES Universidade Guarulhos - UnG
  • Paulo Eduardo de OLIVEIRA Universidade guarulhos - UnG

Resumo

O objetivo principal dessa pesquisa foi o de avaliar a qualidade da água do Reservatório Tanque Grande, localizado no Município de Guarulhos, Estado de São Paulo, Brasil, no período compreendido entre 1990 e 2006, em função do aumento populacional no entorno desse reservatório, bem como da diversificação do uso e ocupação do solo na região. Foram avaliados os seguintes parâmetros físicos, químicos e biológicos, disponibilizados pela CETESB e que compõe o Índice de Qualidade de Água – IQA: Coliformes Termotolerantes, Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO 5,20), Fósforo Total, Nitrogênio Total, Oxigêncio Dissolvido (OD), pH, Resíduo Sólido Total, Temperatura da Água e Turbidez. Como suporte à interpretação desses parâmetros, paralelamente, realizaram-se estudos de correlação de Person e regressão múltipla, além de levantamentos de dados a respeito dos meios físicos, bióticos e sócio-econômicos da região envolvida, bem como das áreas urbanas adjacentes. Os resultados alcançados mostraram que a expansão urbana verificada no Município de Guarulhos, a partir da década de 70, atingiu as áreas próximas às reservas de mananciais, comprometendo, em parte, a qualidade dos recursos hídricos superficiais. Com efeito, em tempos passados, o Reservatório Tanque Grande era enquadrado, pela CETESB, como Classe Especial, isto é, destinado ao abastecimento para consumo humano, sem desinfecção. No entanto, nos dias atuais, a classificação das águas que melhor se enquadra é a de Classe 1, de acordo com a Resolução CONAMA 357/2005, pois há necessidade de tratamento simplificado da água antes de disponibilizá-la à população de Guarulhos. As análises de correlação de Person e de regressão múltipla revelam que, das nove variáveis empregadas no cálculo do IQA, apenas quatro influenciaram significativamente na variação do índice calculado para o Reservatório Tanque Grande (n = 84, p<0,05): Coliformes Termotolerantes (r2= 0,50), Turbidez (r2=0,21), Oxigênio Dissolvido (r2=0,14) e Sólidos totais (r2=0,08). Notou-se que a maior parte das quedas do IQA esteve associada aos períodos chuvosos, concomitante ao aumento da concentração de coliformes termotolerantes. As atividades de criação de animais presentes à montante e, secundariamente, de recreação local representam as principais fontes de introdução de coliformes termotolerantes neste reservatório.

Downloads

Como Citar

SAAD, A. R., SEMENSATTO JR., D. L., AYRES, F. M., & OLIVEIRA, P. E. de. (2008). Índice de Qualidade da Água - IQA do Reservatório do Tanque Grande, Município de Guarulhos, Estado de São Paulo, Brasil: 1990 - 2006. Revista Geociências - UNG-Ser - ISSN 1981-741X (1981-7428), 6(1), 118–133. Recuperado de https://revistas.ung.br/index.php/geociencias/article/view/138

Edição

Seção

Orphaned