CARACTERIZAÇÃO TECNOLÓGICA DOS SEDIMENTOS DA FORMAÇÃO CORUMBATAÍ, PERMIANO DA BACIA DO PARANÁ, NA FOLHA 4 DA MINA DO CRUZEIRO, MUNICÍPIO DE LIMEIRA (SP)

Autores

  • Erasto Boretti ALMEIDA UNESP
  • Valdomiro ALEGRI CPRM
  • Adilson FUGIE UNICER
  • Alexandre Romildo ZANDONADI UNESP
  • Marcos Natal de Souza COSTA UNESP
  • Sebastião Gomes CARVALHO UNESP
  • Ana Cândida de Almeida PRADO UNESP
  • Wendel MIJOLARO UNESP

Resumo

A Mina do Cruzeiro está situada no Município de Limeira, no Estado de São Paulo, cerca de 150 km a nordeste da capital paulista. Nesta localidade são exploradas rochas pertencentes à seqüência sedimentar paleozóica da Bacia do Paraná, incluindo calcários dolomíticos da Formação Irati e pelitos da Formação Corumbataí. O mapa geológico elaborado, na escala 1:1.000, apresenta dez unidades reconhecidas: solo, siltito variegado, siltito arroxeado com intercalações de arenito fino, arenito fino, siltito arroxeado laminado, siltito arroxeado maciço, siltito amarelo, siltito cinza-esverdeado, siltito esverdeado duro e folhelho betuminoso com intercalações de calcário dolomítico. Veios discordantes de material sílico-carbonático, de espessura milimétrica a centimétrica, estão presentes na mina, embora não apareçam no mapa litológico. As camadas são aparentemente horizontais, devido ao seu pequeno mergulho real. As diferentes unidades foram caracterizadas através de análises químicas, mineralógicas e de ensaios cerâmicos, que evidenciaram variações significativas. A metodologia utilizada mostrou-se importante como ferramenta auxiliar na avaliação preliminar de depósitos, no planejamento das sondagens em pesquisas de detalhe e na orientação das operações em frentes de lavra.

Downloads

Publicado

2013-09-26

Como Citar

ALMEIDA, E. B., ALEGRI, V., FUGIE, A., ZANDONADI, A. R., COSTA, M. N. de S., CARVALHO, S. G., … MIJOLARO, W. (2013). CARACTERIZAÇÃO TECNOLÓGICA DOS SEDIMENTOS DA FORMAÇÃO CORUMBATAÍ, PERMIANO DA BACIA DO PARANÁ, NA FOLHA 4 DA MINA DO CRUZEIRO, MUNICÍPIO DE LIMEIRA (SP). Revista Geociências - UNG-Ser, 7(6), 61–68. Recuperado de https://revistas.ung.br/index.php/geociencias/article/view/1441

Edição

Seção

Artigos