ANÁLISE DA COBERTURA ARBÓREA NO MUNICÍPIO DE GUARULHOS (SP), COMO UM DOS INDICADORES DA VARIAÇÃO DE TEMPERATURA SUPERFICIAL E DA QUALIDADE AMBIENTAL.

Autores

  • Bruna Daniele de Carvalho Gimenez Torresani Universidade Guarulhos
  • Marcio Roberto Magalhães de Andrade Universidade Guarulhos
  • Fernanda Dall'Ara Azevedo Universidade Guarulhos
  • Anderson Targino da Silva Ferreira Universidade Guarulhos

Resumo

O seguinte artigo tem como objetivo geral avaliar a relação entre a cobertura arbórea da cidade de Guarulhos e a temperatura aparente diagnosticada por sensoriamento remoto. Para avaliar a relação entre a cobertura arbórea e a temperatura aparente foi realizada uma regressão exponencial. Ao final, foi elaborado o cruzamento dos mapas Cobertura Arbórea e Termal. No caso específico do município de Guarulhos, as diferenças de temperatura variam até 15ºC e refletem a variação espacial do índice de área construída, concentração de pavimentação, complexos industriais e poluição atmosférica. Em contrapartida, em áreas com maior concentração de vegetação arbórea e lâmina d’água as temperaturas registradas são menores.

Downloads

Como Citar

Torresani, B. D. de C. G., Andrade, M. R. M. de, Azevedo, F. D., & Ferreira, A. T. da S. (2016). ANÁLISE DA COBERTURA ARBÓREA NO MUNICÍPIO DE GUARULHOS (SP), COMO UM DOS INDICADORES DA VARIAÇÃO DE TEMPERATURA SUPERFICIAL E DA QUALIDADE AMBIENTAL. Revista Geociências - UNG-Ser - ISSN 1981-741X (1981-7428), 15(2), 94–105. Recuperado de https://revistas.ung.br/index.php/geociencias/article/view/2434

Edição

Seção

Artigos