ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NO CONTEXTO DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

Autores

  • Fabiana dos Santos Alecrim
  • Janaina Regina Augusto Discente de Enfermagem da Universidade UNIVERITAS (UNG) Guarulhos, São Paulo.
  • Sheyla Cristina de Oliveira Discente de Enfermagem da Universidade UNIVERITAS (UNG) Guarulhos, São Paulo.
  • Suelen Rodrigues de Santana Discente de Enfermagem da Universidade UNIVERITAS (UNG) Guarulhos, São Paulo.
  • Meline Rossetto Kron Rodrigues Pós-Doutoranda Departamento de Enfermagem - FMB -UNESP Botucatu/SP

DOI:

https://doi.org/10.33947/1982-3282-v14n1-2-4371

Palavras-chave:

Enfermeiras e Enfermeiros, Violência Doméstica, Violência contra a Mulher.

Resumo

Objetivo: identificar e analisar o papel do enfermeiro no contexto da violência contra a mulher. Método: revisão integrativa realizada nas bases de dados LILACS, BDENF-Enfermagem, MEDLINE, IBECS-ES e Coleciona SUS. Os descritores em saúde (DeCS) foram: “Violência contra a Mulher” e “Enfermeiras e Enfermeiros”. Foram selecionados os artigos indexados nestas bases que tiveram de acordo com a temática. Foram excluídos estudos de revisão integrativa e de literatura, livros, capítulos e resenhas de livros, manuais, relatórios técnicos. artigos que não possuíam relação com a questão norteadora também foram excluídos. Resultados: Foram incluídos cinco estudos que evidenciam que enfermeiros no contexto da violência contra a mulher buscam prestar atendimento integral às vítimas para que haja recuperação da saúde física, permeada pela expectativa de compreender a situação buscando proporcionar bem-estar emocional, apoio e a continuidade do cuidado. Estabelecer vínculo com as pacientes é necessário para o cuidado, bem como o trabalho multiprofissional neste contexto.

Biografia do Autor

Meline Rossetto Kron Rodrigues, Pós-Doutoranda Departamento de Enfermagem - FMB -UNESP Botucatu/SP

Enfermeira docente e pesquisadora em saúde. Doutora pelo Programa de Pós Graduação de Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia-FMB com ênfase em Enfermagem. Cursou Mestrado e Aprimoramento Profissional de Enfermagem em Hematologia e Hemoterapia (UNESP), MBA em Gestão Hospitalar e Enfermagem do Trabalho (UNINTER). Atua com projetos desenvolvidos na área de Gestão de Serviços de Saúde e em Pesquisa clínica, apresentando como principal linha de pesquisa os temas: Economia da saúde, Avaliação de Tecnologias em Saúde, Saúde Baseada em Evidências, Revisões Sistemáticas, Metanálises e PCDT. Atuação assistencial em maternidade, centro cirúrgico, quimioterapia e hemocentro. Docente visitante na Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, responsável por ministrar disciplina aos alunos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Inovação Terapêutica. Atuou com metodologias ativas de ensino e docente conteudista, elaborando de conteúdos EAD, questões de ciências da saúde, exercícios e avaliações de treinamento para alunos de enfermagem. Atualmente é pós-doutoranda pelo Departamento de Enfermagem - FMB -UNESP Botucatu/SP.

Downloads

Publicado

2020-07-10

Como Citar

Alecrim, F. dos S., Augusto, J. R., de Oliveira, S. C., de Santana, S. R., & Rodrigues, M. R. K. (2020). ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NO CONTEXTO DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA. Revista Saúde - UNG-Ser, 14(1/2), 43–50. https://doi.org/10.33947/1982-3282-v14n1-2-4371

Edição

Seção

REVISÃO DE LITERATURA