OCORRÊNCIA DE SINTOMAS NEUROLÓGICOS EM PROFISSIONAIS DE SAÚDE ACOMETIDOS PELA COVID-19 EM MUNICÍPIO PARAIBANO

Autores

  • Alinne da Silva Aguiar Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU- CG)
  • Juliana de Oliveira Lima Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU- CG)
  • Eloise Oliveira Lima Centro Universitário Maurício de Nassau - Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.33947/1982-3282-v16n4-4989

Palavras-chave:

COVID-19, SARS-CoV-2, Manifestações Neurológicas, Pessoal de Saúde.

Resumo

Objetivo: identificar a ocorrência de sintomas neurológicos após infecção pelo SARS-COV2 em profissionais da saúde atuantes na cidade de Campina Grande, Paraíba. Método: O presente estudo tratou-se de uma pesquisa de corte transversal, do tipo descritiva, com abordagem quantitativa. A pesquisa foi realizada durante os meses de agosto e setembro de 2021, por meio de um questionário online. O questionário dispôs de perguntas sócio demográficas e clínicas além de questões relacionadas à infecção pelo SARS-COV2. Resultados: Os sintomas neurológicos mais frequentemente relatados durante o período de infecção foram a anosmia, ageusia e cefaleia, enquanto no período pós infecção as maiores queixas foram lapsos de memória, cefaleia e fraqueza muscular. Conclusões: Pode-se perceber que sintomas neurológicos foram relatados tanto durante a fase da infecção quanto na fase pós-COVID, tornando-se assim, capazes de prejudicar as atividades de vida diária e a qualidade de vida dos profissionais que foram acometidos.

Biografia do Autor

Eloise Oliveira Lima, Centro Universitário Maurício de Nassau - Campina Grande

Graduada em Fisioterapia pela Universidade Federal da Paraíba (2014), Especialização em andamento em Fisioterapia Neurofuncional, Mestre em Neurociência Cognitiva e Comportamento (PPGNeC/UFPB), Professora do Centro Universitário Maurício de Nassau - Uninassau - Campina grande.

Downloads

Publicado

2023-06-26

Como Citar

Aguiar, A. da S., Lima, J. de O., & Lima, E. O. (2023). OCORRÊNCIA DE SINTOMAS NEUROLÓGICOS EM PROFISSIONAIS DE SAÚDE ACOMETIDOS PELA COVID-19 EM MUNICÍPIO PARAIBANO. Revista Saúde - UNG-Ser, 16(4), 19–26. https://doi.org/10.33947/1982-3282-v16n4-4989

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL