O PSICOPEDAGOGO CLÍNICO E INSTITUCIONAL NO SISTEMA PENITENCIÁRIO DO BRASIL NA PREVENÇÃO DA REINCIDÊNCIA O MÉTODO LÚDICO NO SISTEMA PRISIONAL

Bianca Aparecida Garcia de Matos, Roberto Roggiero Junior

Resumo


A Constituição Federativa do Brasil, dispõe Artigo 1º, inciso III, A dignidade da pessoa humana. O princípio da pena no Direito Penal para os povos antigos, foi a Lei de Talião do Código de Hammurabi, como forma de punição. O princípio é exemplificado na Bíblia em olho por olho e dente por dente , considerado um castigo desumano e cruel. O presente Artigo Científico, propõe um Projeto de Lei com a implantação de uma estrutura arquitetônica nos presídios brasileiros baseada no modelo Norte Americano e a instalação de clínicas nos presídios para serviços como: psicopedagogo clínico e institucional. O Psicopedagogo no diagnóstico, ministra oficinas lúdicas e dinâmicas de grupo para analisar a recuperação e reeducar os presos no Prognóstico como: transtornos no comportamento afetivo social, atuando na prevenção da reincidência. E cumprindo as funções do Estado em investimentos em Projetos de Lei no combate ao crime e alcançando a tão sonhada, Paz Social.

Palavras-chave


Lei, Crime, Culpabilidade, Lúdico, Reincidência

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