ESTUDO PARA DESENVOLVIMENTO DE UM ASSISTENTE DIGITAL COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL VISANDO POTENCIALIZAR O ATENDIMENTO AOS ALUNOS DE INSTITUIÇÕES DO ENSINO SUPERIOR

Diego Rodrigues Lima da Silva, Gabriel Nascimento Lunardelli, Guilherme Oliveira Shiroma, Willian Levi Sharo de Oliveira, Luciano Nascimento Corsino

Resumo


Estudar a possibilidade de utilização de um assistente digital inteligente para que haja uma melhora no atendimento aos alunos das instituições de ensino superior. Optou-se pelo método da pesquisa bibliográfica, com a finalidade de adquirir conhecimento e referências. O estudo incluiu a utilização de tecnologias como: inteligência artificial, machine learning e processamento de linguagem natural. Para o desenvolvimento do assistente digital, decidiu-se pelo o uso da plataforma IBM Cloud e da API IBM Watson Assistant. Espera-se que haja uma melhora significativa na qualidade do atendimento aos alunos da instituição, redução de chamados padrão, além de redução de custos para a instituição acadêmica. Para se chegar ao resultado esperado será necessário um levantamento de dados inicial através de uma persona, desenvolvimento de um fluxo de conversa estruturado, realização de testes durante e depois do desenvolvimento e a monitoração constante das conversas feitas pelo assistente digital. Estudos mostram que o assistente digital poderá ser capaz de realizar o primeiro nível de atendimento do call center da instituição de ensino superior e, principalmente, oferecer um atendimento de qualidade aos alunos, porém para se chegar a este nível será necessário um estudo estruturado para que o desenvolvimento do assistente seja de qualidade.


Palavras-chave


atendimento ao público; instituição de ensino superior; assistente digital inteligente; inteligência artificial; ibm watson assistant; chatbot

Texto completo:

PDF