IDENTIFICAÇÃO DAS INFORMAÇÕES DA MÍDIA SOBRE O PROCESSO DE ORIENTAÇÃO VOCACIONAL

Graziele Alves de Souza

Resumo


O presente trabalho objetiva apresentar dados sobre uma investigação das informações disponíveis nos principais meios abertos de divulgação sobre orientação vocacional em dois jornais nacionais de grande impacto. Dentre os vários componentes do mundo do adolescente está seu momento de escolha profissional ou vocacional, constituindo-se como um dos pilares da identidade dos indivíduos. Por se tratar de uma decisão muito importante para o adolescente, é possível a utilização de um acompanhamento profissional para que as dúvidas sejam reduzidas, auxiliando o adolescente na tarefa de decidir sobre seu futuro profissional. Os jornais de circulação, desde que considerados fonte confiável de levantamento de informações, podem se constituir como importante material para estudos nas mais variadas áreas de conhecimento. Foram investigados materiais publicados na mídia impressa que tratem direta ou indiretamente sobre o tema de orientação vocacional ou orientação profissional. No primeiro momento acessou-se o site dos principais jornais de circulação que são responsáveis pela mídia de informações, a saber : Folha de São Paulo e Estado de São Paulo, com a expressão de busca orientação vocacional. Após a leitura dos textos, observaram-se, predominantemente, os seguintes dados: Em um total de 57 textos, publicados no período entre 2000 e 2012, tem-se a divisão em 57,9% (N=33) de artigos sobre o assunto acerca da orientação vocacional e 42,1% (N=24) de matérias como notícias e informes gerais sobre o assunto. O período de maior produção de textos ocorreu entre 2002 (22,8% - N=13) e 2003 (12,3% - N=7), nos demais anos houve pequena preocupação com o assunto por parte dos jornais. A maior parte dos textos (57,9% - N=33) não apresenta um responsável técnico pelas informações apresentadas, ficando a cargo da equipe de jornalistas o conjunto de dados apresentados no que foi divulgado. Quando há apresentação de alguma informação técnica de profissionais, tem-se que em 50,9% (N=29) dos casos recorreu-se a psicólogos para completar os dados ou explicar os fenômenos envolvidos na orientação vocacional. Em termos gerais, considerando-se todos os textos estudados, o assunto predominante foi o processo de escolha vocacional e as ações para uma boa escolha (35,1% - N= 20), seguido de explicações e considerações acerca do processo de orientação vocacional (28,1% - N=16) e notícias e informações sobre diferentes feiras e exposições sobre profissões (26,3% - N=15), dentre outros assuntos menos incidentes. As considerações finais dos textos classificados como artigos centraram-se na importância do processo de orientação vocacional para subsidiar uma boa escolha da profissão (51,5% - N=17), importância do adolescente em levantar o maior número de informações possível para escolher de forma consciente (21,2% - N=7), a importância do papel da família como fonte de apoio ao adolescente nesse momento de escolha (21,2% - N=7) entre outras considerações menos frequentes. Assim, destaca-se o importante papel da mídia para oferecimento de dados sobre orientação vocacional e escolha profissional, enfatizando-se a necessidade de que os meios de comunicação aberta preocupem-se em fornecer informações técnicas, pautadas em conhecimento científico.

Palavras-chave


Adolescência. Orientação Vocacional. Mídia.

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