A TEORIA DA AÇÃO COMUNICATIVA DE HABERMAS E UMA NOVA PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO E EMANCIPAÇÃO DO HUMANO

Regina Célia do Prado FIEDLER

Resumo


O presente trabalho tem como objetivos situar historicamente a importância da teoria de Habermas para o pensamento filosófico contemporâneo, esclarecendo, a partir de então, os aspectos conceituais de desenvolvimento comunicativo de sociedade e indivíduo que são importantes para compreender as premissas sobre o processo comunicativo, sobre o desenvolvimento moral e sobre a emancipação destas duas esferas. O processo metodológico, neste trabalho, envolve pesquisa bibliográfica da obra de Habermas e seus leitores e estudiosos brasileiros: Freitag, Rouanet e Siebenechler. Dentro desta perspectiva serão elucidados os conceitos principais da teoria habermasiana para a compreenção da Teoria do Desenvolvimento Moral e da Ação Comunicativa, a saber: o novo paradigma de compreensão do universo social, que divide o sistema social em Mundo Vital e Mundo Sistêmico, compreendendo que no mundo vital há o desenvolvimento do agir comunicativo e no mundo sistêmico há o desenvolvimento do mundo instrumental e estratégico. O tra balho traz ainda a noção de uma Identidade do Eu, construída a partir de um desenvolvimento comunicacional que, por sua vez, segue com a tradição desenvolvimentista de Piaget, mas também influenciada pela visão materialista dialética, construindo três estágios básicos do desenvolvimento do agir comunicativo: o nível pré-convencional, o nível convencional e o nível pós-convencional. Desta forma, apresenta uma nova possibilidade para a análise dos processos de desenvolvimentos, tanto do fenômeno humano como do fenômeno social, caracterizando sua teoria como uma teoria psicossocial.

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