ANÁLISE GEOAMBIENTAL DOS SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS NO MUNICÍPIO DE GUARULHOS.

Elisete Giovana Balisa, Antonio Manoel dos Santos Oliveira

Resumo


Nos últimos 50 anos, a evolução tecnológica e o crescimento populacional em centros urbanos são nítidos e apresentam prós e contras. De forma positiva percebe-se o desenvolvimento de vários bens e serviços de utilidade para a sociedade, tendo, por outro lado, a perda de serviços ecossistêmicos da biosfera, com a eliminação das paisagens naturais.
Entretanto, há muitos elementos que foram extraídos do ambiente dos recursos naturais, que é um meio finito, nem sempre reposto e, quando há a reposição ou compensação, deveria ser de forma sustentável, preservando o recurso para as gerações futuras. Quando isto não ocorre, há impactos ambientais que podem ser irreversíveis. Esses impactos afetam meios bióticos e abióticos que são percebidos e difundidos no caso, por exemplo, da extinção de uma espécie. Porém, além de fatores de cadeia alimentar, evolução da espécie e necessidade do homem frente ao objeto em extinção, há de se identificar o valor deste impacto no meio ambiente e nos serviços ecossistêmicos. Como reflexo destas necessidades há pesquisas que vem sendo desenvolvidas para a valoração dos serviços ecossistêmicos. Entretanto, os estudos de valoração requerem uma etapa anterior de estudo que é a da identificação dos serviços ecossistêmicos.
Esta pesquisa se propõe a analisar a distribuição dos serviços ecossistêmicos de Guarulhos. Isso é possível com base no uso da terra do Município de Guarulhos e suas características como clima, geologia, relevo e solos. A análise do mapa de uso da terra e do mapa termal do município possibilitam analisar a ocorrência de serviços ecossistêmicos significativos em cada um dos 47 bairros existentes. Quanto mais intenso o uso e ocupação da terra, menor é a quantidade de serviços ecossistêmicos existentes no bairro. Assim, a presente pesquisa visa proporcionar reflexões sobre o uso e ocupação do solo, bem como a manutenção de parques, bosques e vias arborizadas que criam ilhas que amenizam o calor à sua volta, indicando a existência de serviços ecossistêmicos. Os resultados obtidos neste estudo poderão contribuir para uma melhor compreensão de como manter ou aumentar o bem-estar humano e das necessidades ambientais advindas da ação antrópica.

Texto completo:

PDF


1) UnG - Universidade Guarulhos 2) Indexador: Latindex 3) Indexador: Dialnet