COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS AO DOCENTE EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Carine Vendruscolo Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Jéssica Aparecida Alberton
  • Marina Suellen Trevisol Dariff
  • Daiana Kloh

Palavras-chave:

Docentes de Enfermagem, Competência Profissional, Ensino, Enfermagem.

Resumo

Revisão Integrativa, com objetivo de identificar na literatura estudos sobre competências necessárias ao docente na graduação em enfermagem. Foram consideradas publicações de 2001 a 2013, da Biblioteca Virtual em Saúde. A busca dos estudos ocorreu no mês de julho de 2014. O tratamento dos dados ocorreu em agosto, no mesmo ano. Dos 241 estudos encontrados, seis preencheram os critérios de inclusão pré-estabelecidos. Estes foram organizados segundo ano de publicação, periódico, país de origem, descritores, natureza da pesquisa e objetivos; e analisados a luz da obra do educador brasileiro Paulo Freire. Há poucas publicações relacionadas, apesar da ascensão da temática com a homologação, em 2001, das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Enfermagem e outras iniciativas advindas da articulação entre o Ministério da Educação e o Ministério da Saúde. Os resultados sinalizam como competências essenciais aos enfermeiros docentes a comunicação, a habilidade pedagógica, a educação continuada, a ética e a humanização. Para se tornarem parceiros na busca pela construção do conhecimento em enfermagem, os docentes devem compreender o tempo e os sentimentos do estudante, constituir vínculos, respeitar e reconhecer a autonomia de cada um. Tais prerrogativas convergem com os pressuostos de Freire sobre a educação.

Biografia do Autor

Carine Vendruscolo, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade do Estado de Santa Catarina

Jéssica Aparecida Alberton

Enfermeira, egressa da UDESC

Marina Suellen Trevisol Dariff

Enfermeira, egressa da UDESC.

Daiana Kloh

Enfermeira, Doutora em Enfermagem.

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Publicado

2018-06-20

Edição

Seção

Artigos de Revisão