A VISÃO DE MUNDO ECOLÓGICA NA EDUCAÇÃO: UM SALTO PARADIGMÁTICO

Everton de Oliveira MARALDI

Resumo


Com o desenvolvimento da ciência moderna nos séculos XVI e XVII e a ascensão do paradigma reducionista / mecanicista, tem início um longo afastamento entre homem e meio ambiente, o qual infl uenciará desde a investigação experimental e científi ca, até a educação e os valores da sociedade ocidental. Se, por um lado, à expansão das luzes coube um enorme avanço tecnológico, por outro, coube uma vasta contribuição nos atuais confl itos sociais e ecológicos que ameaçam a qualidade de vida humana, animal e vegetal, nesta e em gerações futuras. A crescente globalização e os desafi os no campo sóciopolítico, moral e ambiental têm conduzido a um profundo questionamento das práticas reducionistas, possibilitando a emergência de abordagens mais holísticas e integrativas na educação e na ciência, abrindo caminhos a uma nova dimensão paradigmática de conseqüências epistemológicas, ético-culturais e, sobretudo, ecológicas.

Texto completo:

PDF


1) UnG - Universidade Guarulhos 2) Indexador: Latindex 3) Indexador: Dialnet