O USO DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO DIFERENCIADAS PARA PROMOVER APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS EM AULAS DE QUÍMICA

Ivoneide Dias da Paz, Marcelo Franco Leão

Resumo


O presente estudo faz reflexões sobre as estratégias motivacionais que podem ser utilizadas no ensino de química e para superar dificuldades de aprendizagens e promover aprendizagem significativa aos estudantes do Ensino Médio. Desenvolvido no segundo semestre de 2016, esse estudo teve como objetivo principal proporcionar um ensino que possibilite a esses estudantes superar suas dificuldades ao estudarem química. A intervenção pedagógica foi realizada com 23 estudantes de uma turma do 3º Ano do Ensino Médio da Escola Estadual 13 de Maio, localizada no município de Porto Alegre do Norte-MT. Essa pesquisa-ação, de caráter descritivo e exploratório, tem sua abordagem qualitativa. Para coletar dados, foi aplicado um questionário com o intuito de verificar como ocorreram os estudos de química antes da intervenção. Também foram realizadas observações participantes que foram registradas no diário de bordo. As ações planejadas envolveram o desenvolvimento de estratégias de ensino diversificadas, tais como: júri simulado, mapa conceitual, além de aulas expositivas e dialogadas. Segundo os estudantes, as estratégias que mais favoreceram seus estudos foram os seminários, o julgamento simulado, as aulas dialogadas e os mapas conceituais. Os resultados permitiram concluir que as estratégias, possibilitaram aos estudantes aprender a aprender, o que contribui para a construção de aprendizagens significativas. Portanto, é preciso que os professores de química compreendam que dispomos de variadas estratégias de ensino que permitem ressignificar a prática pedagógica em sala de aula e proporcionar aprendizagens significativas.

Palavras-chave


Metodologias de ensino, estratégias inovadoras, ensino de química

Texto completo:

PDF


1) UnG - Universidade Guarulhos 2) Indexador: Latindex 3) Indexador: Dialnet