O RESULTADO FONOAUDIOLÓGICO DA AUDIÇÃO E DA LINGUAGEM ASSOCIA-SE COM A PERCEPÇÃO DO RESULTADO DOS PAIS E DOS PROFESSORES DE CRIANÇAS USUÁRIAS DO IMPLANTE COCLEAR?

Tânis Moreira Rodrigues de Moura, Carlos Augusto Costa Pires Oliveira, André Luiz Lopes Sampaio, Rafael M. Gazzinelli

Resumo


RESUMO
O implante coclear em crianças pré-linguais tem obtido resultados diversificados.
Este estudo investigou se o resultado fonoaudiológico auditivo e linguístico associa-se com a percepção dos resultados dos pais e professores de crianças brasileiras usuárias de Implante Coclear.
Aplicou-se o questionário CCIPP (Fortunato-Tavares e Cols., 2012) para 40 pais e desenvolveu-se um questionário, a partir da literatura pesquisada, que foi aplicado aos pais e à 39 professores. As fonoterapeutas das crianças implantadas classificaram cada uma de acordo com as categorias de audição e de linguagem.
Os resultados mostram que os pais tem uma concepção positiva sobre o Implante Coclear, apontando ganhos significativos relacionados à linguagem, relações sociais e educação dos seus filhos, contudo, a idade de implantação não correlaciona-se de forma ainda mais positiva com os resultados. Os pais e professores concordam mais com os resultados na esfera da linguagem que na audição, e que quanto maior o desempenho da audição e da linguagem, melhor é a comunicação e a educação da criança.
Sugerimos que a avaliação clínica fonoaudiológica seja enriquecida com questões cotidianas e acadêmicas para sinalizar problemas que precisam ser ajustados ao longo do processo de reabilitação.

Palavras-chave


Implante Coclear; crianças; pais; professores.

Texto completo:

PDF


1) UnG - Universidade Guarulhos 2) Indexador: Latindex 3) Indexador: Dialnet