O RESULTADO FONOAUDIOLÓGICO DA AUDIÇÃO E DA LINGUAGEM ASSOCIA-SE COM A PERCEPÇÃO DO RESULTADO DOS PAIS E DOS PROFESSORES DE CRIANÇAS USUÁRIAS DO IMPLANTE COCLEAR?

Autores

  • Tânis Moreira Rodrigues de Moura Hospital Universitário de Brasília
  • Carlos Augusto Costa Pires Oliveira Universidade de Brasília
  • André Luiz Lopes Sampaio Universidade de Brasília
  • Rafael M. Gazzinelli Hospital Universitário de Brasília

Palavras-chave:

Implante Coclear, crianças, pais, professores.

Resumo

RESUMO O implante coclear em crianças pré-linguais tem obtido resultados diversificados. Este estudo investigou se o resultado fonoaudiológico auditivo e linguístico associa-se com a percepção dos resultados dos pais e professores de crianças brasileiras usuárias de Implante Coclear. Aplicou-se o questionário “CCIPP” (Fortunato-Tavares e Cols., 2012) para 40 pais e desenvolveu-se um questionário, a partir da literatura pesquisada, que foi aplicado aos pais e à 39 professores. As fonoterapeutas das crianças implantadas classificaram cada uma de acordo com as categorias de audição e de linguagem. Os resultados mostram que os pais tem uma concepção positiva sobre o Implante Coclear, apontando ganhos significativos relacionados à linguagem, relações sociais e educação dos seus filhos, contudo, a idade de implantação não correlaciona-se de forma ainda mais positiva com os resultados. Os pais e professores concordam mais com os resultados na esfera da linguagem que na audição, e que quanto maior o desempenho da audição e da linguagem, melhor é a comunicação e a educação da criança. Sugerimos que a avaliação clínica fonoaudiológica seja enriquecida com questões cotidianas e acadêmicas para sinalizar problemas que precisam ser ajustados ao longo do processo de reabilitação.

Biografia do Autor

Tânis Moreira Rodrigues de Moura, Hospital Universitário de Brasília

Psicóloga da equipe de implante coclear do Hospital Universitário de Brasília

Carlos Augusto Costa Pires Oliveira, Universidade de Brasília

Pesquisador Associado Sênior do Programa de Pós Graduação da Faculdade de Medicina e da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília

André Luiz Lopes Sampaio, Universidade de Brasília

Professor adjunto da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília e Coordenador do Setor de Implante Coclear do Hospital Universitário de Brasília

Rafael M. Gazzinelli, Hospital Universitário de Brasília

Estatístico do Hospital Universitário de Brasília

Downloads

Publicado

2018-06-20

Como Citar

Rodrigues de Moura, T. M., Oliveira, C. A. C. P., Sampaio, A. L. L., & Gazzinelli, R. M. (2018). O RESULTADO FONOAUDIOLÓGICO DA AUDIÇÃO E DA LINGUAGEM ASSOCIA-SE COM A PERCEPÇÃO DO RESULTADO DOS PAIS E DOS PROFESSORES DE CRIANÇAS USUÁRIAS DO IMPLANTE COCLEAR?. Revista Educação - UNG-Ser, 12(2), 63–77. Recuperado de https://revistas.ung.br/index.php/educacao/article/view/3085

Edição

Seção

Artigos