A ESPERANÇA INDÍGENA ATRAVÉS DE POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS

Autores

  • Marcio Magera Conceição Universidade de Guarulhos - UnG.
  • Ricardo Shitsuka Universidade Federal de Itajubá
  • Maria Fani Scheibel Fundação Universidade do Rio Grande - FURG.
  • Max Leandro de Araújo Brito Faculdade Natalense.

DOI:

https://doi.org/10.33947/1980-6469-v15n2-3178

Palavras-chave:

Educação, Ensino, Licenciatura intercultural, Formação Indígena, Confiança

Resumo

A ESPERANÇA INDÍGENA ATRAVÉS DE POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS INDIGENOUS HOPE THROUGH BRAZILIAN PUBLIC POLICIES LA ESPERANZA INDÍGENA POR MEDIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEÑAS RESUMO Estima-se que os povos indígenas no Brasil contavam com uma população em torno de 2 a 5 milhões de habitantes na época do descobrimento. Atualmente há cerca de um milhão. Há o desânimo e a falta de perspectivas nesses povos muitos dos quais vivem em regiões afastadas nas matas O objetivo do artigo é desvelar as representações sociais associadas às perspectivas desses povos e a sua possibilidade de melhoria. Realiza-se uma pesquisa na qual se verifica as representações sociais por meio de entrevista, no ano de 2017, em graduandos de um curso de Licenciatura Indígena. Verificou-se nos entrevistados, a presença do senso comum que aponta para a necessidade da educação dos povos indígenas. Observou-se a esperança para melhoria das condições desses povos que vem através dos cursos de Licenciatura Indígena que têm ajudado a preservar aspectos histórico-sociais, culturais e possibilidades futuras uma vez que os licenciados voltam para suas aldeias para trabalhar a educação básica nos jovens. Palavras-chave: Educação; Ensino; Licenciatura intercultural; Formação Indígena; Confiança. ABSTRACT It is estimated that indigenous peoples in Brazil had a population of about 2 to 5 million inhabitants at the time of discovery. There are now about one million. There is discouragement and lack of perspective on these peoples, many of whom live in remote regions of the forest. The purpose of this article is to unveil the social representations associated with the perspectives of these peoples and their possibility of improvement. A research is carried out in which the social representations are verified by means of interviews, in the year of 2017, in undergraduates of an Indigenous Licentiate course. It is verified among the interviewees, the common sense that points to the need of education of indigenous peoples. It was observed the hope for the improvement of the conditions of these peoples that come through the courses of Indigenous teachers formation that have helped to preserve historical-social aspects, cultural and future possibilities once graduates return to their villages to work on basic education of young people. Keywords: Education; Teaching; Intercultural bachelor; Indigenous formation; Confidence. RESUMEN Se estima que los pueblos indígenas en Brasil contaban con una población de alrededor de 2 a 5 millones de habitantes en la época del descubrimiento. Actualmente hay cerca de un millón. Hay el desánimo y la falta de perspectivas en esos pueblos muchos de los cuales viven en regiones alejadas en los bosques. El objetivo del presente artículo es desvelar las representaciones sociales asociadas a las perspectivas de esos pueblos y su posibilidad de mejora. Se realiza una investigación en la que se verifican las representaciones sociales por medio de entrevista, en el año de 2017, en graduandos de un curso de Licenciatura Indígena. Se observó en los entrevistados el sentido común que apunta a la necesidad de la educación de los pueblos indígenas. Se trató de una esperanza para mejorar las condiciones de esos pueblos que vienen a través de los cursos de Licenciatura Indígena que han ayudado a preservar aspectos histórico-sociales, culturales y posibilidades futuras una vez que los licenciados regresan a sus aldeas para trabajar la educación básica en los jóvenes. Palabras clave: Educación; Enseñanza; Licenciatura intercultural; Formación indígena; Confianza.

Biografia do Autor

Marcio Magera Conceição, Universidade de Guarulhos - UnG.

Pró-reitor na UnG.

Ricardo Shitsuka, Universidade Federal de Itajubá

Professor no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPGEC). Doutor em Enino de Ciências na Universidade Cruzeiro do Sul.

Maria Fani Scheibel, Fundação Universidade do Rio Grande - FURG.

Doutora em Educação.

Max Leandro de Araújo Brito, Faculdade Natalense.

Doutor em Energias pela UFABC.

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Publicado

2020-07-16

Como Citar

Conceição, M. M., Shitsuka, R., Scheibel, M. F., & Brito, M. L. de A. (2020). A ESPERANÇA INDÍGENA ATRAVÉS DE POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS. Revista Educação - UNG-Ser, 15(2), 9–19. https://doi.org/10.33947/1980-6469-v15n2-3178

Edição

Seção

Artigos