DIRETRIZES PARA O PROJETO DE EDIFÍCIOS VOLTADOS PARA O APOIO AO ENSINO SUPERIOR REALIZADO ATRAVÉS DO EAD NO BRASIL

Roberta Betania Ferreira Squaiella, Roberto Righi

Resumo


Este artigo posiciona-se frente à intensa e crescente expansão recente do ensino superior à distância no Brasil devido a condicionantes como: o surgimento de novas concepções pedagógicas; a clara emergência do aluno nativo digital; o rápido desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação; a eclosão de novas legislações que perseguem o estímulo ao aumento quantitativo e qualitativo da estrutura educacional. Vive-se a era do conhecimento com a afirmação do tele trabalho e a banalização do lugar e a necessidade das relações assíncronas, impossíveis de serem respondidas pelo ensino unicamente presencial. Tudo isto possui fortes consequências para o projeto arquitetônico escolar, que precisa ser aperfeiçoado, tanto na sede, como nos polos de apoio presencial, envolvendo a infraestrutura física e os apoios essenciais para a operacionalidade dos cursos. A metodologia empregada é pesquisa bibliográfica, enfocando a caracterização do processo em âmbito nacional e internacional. Os resultados alcançados constituem-se em diretrizes a serem aplicadas em projetos de espaços físicos de apoio ao ensino a distância e híbridos.

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DOI: http://dx.doi.org/10.33947/1980-6469-v15n2-3181

1) UnG - Universidade Guarulhos 2) Indexador: Latindex 3) Indexador: Dialnet