ESCREVER COMO AÇÃO FORMATIVA: REGISTROS DO ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO

Lisiane dos Santos Moreira, Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de Moura

Resumo


A investigação apresentada nesse artigo discute possibilidades do escrever e do estágio de observação como articulação teórico e prática e como ações formativas da Licenciatura em Educação do Campo. A metodologia de análise combinou a Análise Textual Qualitativa com a mineração de textos - ferramenta Sobek. O metatexto e os grafos produzidos evidenciam as significações das licenciandas acerca das seguintes dimensões da aprendizagem: aprendizagens da docência e aprendizagens vinculadas a formação possibilitada pelo curso de Educação do Campo Licenciatura. A análise revela que o estágio e os registros escritos colaboraram com a significação da formação docente.

Palavras-chave


Formação de professores; Análise Textual Qualitativa; Sobek

Texto completo:

PDF


1) UnG - Universidade Guarulhos 2) Indexador: Latindex 3) Indexador: Dialnet