A IMPORTÂNCIA DA DISCUSSÃO DA MORAL NA EDUCAÇÃO PÚBLICA: ENSAIOS SOBRE AQUISIÇÃO DOS VALORES MORAIS NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

Marcos Antonio Madeira de Mattos Martins, João Henrique de Oliveira Bento, Karla Cristina da Costa e Silva de Mattos Martins, Alessandro Marco Rosini, Angelo Palmisano, Marcio Magera Conceição

Resumo


Este artigo trata do processo de transmissão da moralidade e a aprendizagem dos valores no mundo pós-moderno. A partir do aprofundamento dos conceitos de moralidade, educação e aquisição de moralidade, entende-se que é na interação e relação interpessoal que a moral se forma e se estabelece. O desenvolvimento moral ocorre quando a criança aprende como agir perante o outro, respeitando regras e promovendo a dignidade humana. O artigo indica um paradoxo da pós-modernidade: o imenso desenvolvimento tecnológico em detrimento de imaturidade política e crise da ética e moral. Por fim, apresenta o método construtivista como uma possível solução para resolução do problema de aquisição dos valores morais.

Palavras-chave


Moralidade – aprendizagem – valores morais – pós-modernidade – construtivismo

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.33947/1980-6469-v14n2-3711

1) UnG - Universidade Guarulhos 2) Indexador: Latindex 3) Indexador: Dialnet