CONHECIMENTO ESPECIALIZADO DE FUTUROS PROFESSORES DA EDUCAÇAO INFANTIL E ANOS INICIAIS NO AMBITO DO PARALELISMO ENTRE RETAS

Silvania Couto da Conceição, Carlos Miguel da Silva Ribeiro

Resumo


Este artigo integra uma pesquisa que busca entender o conhecimento revelado por Futuros Professores da Educação Infantil e Anos Iniciais sobre conceitos de paralelismo. As informações foram coletadas durante a dinamização de uma tarefa de caráter formativo em uma turma do 3º Ano do curso de Pedagogia de uma universidade pública paulista, que contou com a participação de 28 licenciandos. A tarefa foi desenhada com o intuito de aceder e desenvolver o Conhecimento Especializado dos futuros professores no âmbito do paralelismo entre retas. As informações foram coletadas tendo como recurso as produções escritas e gravações em áudio e vídeo das discussões em pequeno grupo. A especialização do conhecimento do professor é encarada na perspectiva do Mathematics Teachers Specialized Knowledge (MTSK) considerado, portanto, parte do conhecimento especializado do professor tanto a dimensão do conhecimento matemático quando pedagógico. Como resultados destaca-se evidências de conhecimentos relativos a definição de paralelismo entre retas (sustentada na distância), bem como relativos a existência de diferentes formas do registro de representação de retas paralelas como seja a linguagem matemática e a linguagem natural. Revelam ainda indícios de conhecimento relativos a conexões entre paralelismo e outros temas da matemática como a tangente de um ângulo.

Palavras-chave


Conhecimento Especializado. Paralelismo. Futuros Professores da Educação Infantil e Anos Iniciais.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.33947/1980-6269-v14n1-3744

1) UnG - Universidade Guarulhos 2) Indexador: Latindex 3) Indexador: Dialnet