PEDIATRAS: O QUE SABEM SOBRE BULLYING?

Autores

  • Marcelo Reis Clemente
  • Aline Bitencourt Monge
  • Sheila Rejane Niskier
  • Dalva Alves da Silva
  • Maria Sylvia Souza Vitalle

DOI:

https://doi.org/10.33947/1980-6469-v15n1-4002

Palavras-chave:

Educação. Bullying. Pediatria

Resumo

Nosso objetivo é analisar o conhecimento, atitude e opinião de pediatras que atendem na rede pública do município de Guarulhos sobre o bullying. Buscamos identificar se há preparo adequado na formação de pediatras para lidar com a situação e constatar se existem protocolos específicos a serem seguidos nas instituições estudadas em casos de bullying de adolescentes. O termo inglês bullying se refere a atitudes agressivas verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, perpetradas por uma ou mais pessoas, com intenção de intimidar ou agredir o outro, que não tem a capacidade ou possibilidade de se defender, gerando uma relação de poder desigual. Os profissionais da saúde necessitam de formação específica para poderem lidar bem com o tema. A metodologia da pesquisa é qualitativa, transversal, observacional e empírica, realizada por meio de entrevistas com pediatras em instituição hospitalar próxima ao campus Guarulhos, da Universidade Federal de São Paulo – Unifesp. Optamos por utilizar para o trabalho de campo uma amostra não probabilística intencional, em função dos objetivos da pesquisa, sendo que a técnica de interpretação dos dados foi a Análise de Conteúdo. Os resultados demonstraram falta de conhecimento sobre o problema e dificuldades no atendimento de adolescentes envolvidos em casos de bullying. Apontou ainda a falta de protocolos exclusivos para o atendimento das vítimas e devidos encaminhamentos. Concluímos que a área da saúde necessita urgentemente desenvolver programas de educação continuada que contemplem este tema, realizando periodicamente a promoção de palestras, cursos e treinamentos sobre o atendimento a crianças e adolescentes envolvidos em bullying.

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Publicado

2020-03-21

Edição

Seção

BULLYING E CYBERBULLYING