CIBERBULLYING: REALIDADE OU EXAGERO? ESCOLA E FAMÍLIA PARA O COMBATE A ESSA PRÁTICA

Vanessa Angélica Patrício

Resumo


Em termos de definição, o bullying, tipo de violência recorrente nas instituições escolares envolvendo em sua maioria, crianças e adolescentes, abrange desde ataques físicos a verbais e não se limita mais ao espaço físico, ganhando o ambiente virtual na forma de ciberbullying. Este, como fenômeno global que acomete grupos em diferentes culturas e contextos acaba inevitavelmente refletindo na escola, uma vez que há a inserção da tecnologia no processo de ensino-aprendizagem. Assim, escola e família tem papel fundamental na tentativa de atuar de forma preventiva e pedagógica nos problemas cibernéticos, utilizando estratégias quanto ao uso seguro que, se estimulado desde cedo na vida das crianças, possam vir a garantir a efetiva internalização desses comportamentos. Há um excesso de exposição de imagens e opiniões, que, por ora, parece refletir uma situação de quase normalidade, mas que escondem perigos e vulnerabilidades. Nesse contexto, este artigo é um estudo teórico, baseado em dados da literatura, com o objetivo de discutir a ocorrência do ciberbullying, suas repercussões e ações educativas preventivas visando inibir essa prática.

Palavras-chave


Educação. Bullying. Ciberbullying.

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DOI: http://dx.doi.org/10.33947/1980-6469-v15n1-4006

1) UnG - Universidade Guarulhos 2) Indexador: Latindex 3) Indexador: Dialnet