REFLEXÕES ACERCA DO CONHECIMENTO, ATITUDES E OPINIÕES DE PROFESSORES SOBRE O BULLYING

Marcelo Reis Clemente, Dalva Alves Silva, Maria Sylvia de Souza Vitalle

Resumo


Este estudo teve por objetivo analisar a percepção de professores de duas escolas da rede pública de ensino do Município de Guarulhos (Educação Básica Ciclo I, 5º Ano e Ciclo II, 6º ao 9º Ano ), a respeito do fenômeno bullying nas escolas, procurando identificar o conhecimento, a opinião e atitudes de professores sobre o tema bullying envolvendo adolescentes, levantar informações a respeito do preparo que os professores receberam em sua formação para lidar o bullying e conhecer as orientações e/ou protocolos específicos a serem seguidos pelos professores e equipe escolar nas instituições estudadas em casos de bullying envolvendo adolescentes. Foi realizado um estudo qualitativo, empírico observacional por meio de entrevistas presenciais, gravadas, transcritas e analisadas pela análise de conteúdo. Os resultados obtidos apontam a necessidade de realização de palestras, cursos e treinamentos envolvendo o conhecimento do bullying e suas consequências, bem como estratégias de enfrentamento que auxiliem os professores para práticas de prevenção e erradicação do bullying nas instituições onde atuam.

Palavras-chave


Educação. Bullying. Violência escolar. Treinamento de professores.

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DOI: http://dx.doi.org/10.33947/1980-6469-v15n1-4011

1) UnG - Universidade Guarulhos 2) Indexador: Latindex 3) Indexador: Dialnet